Alunos do UNIPAC Barbacena realizam plantio e cultivo de horta comunitária em projeto de extensão

Os cursos de Agronomia, Administração e Ciências Contábeis do UNIPAC Barbacena, em parceria com a Secretaria de Agricultura, realizam em um conjunto um projeto de extensão que tem como objetivo fornecer assistência técnica durante a implantação e manutenção de hortas comunitárias situadas em alguns pontos de Barbacena.

Para a eficácia do projeto, os alunos fazem visitas frequentes nos locais, auxiliando na manutenção da horta e também na aplicação do conhecimento técnico, ensinando os usuários procedimentos que podem até mesmo serem feitos em casa, visando o manejo sustentável das plantas e da atividade de produção agrícola.

A coordenadora do curso de Agronomia, professora Jaqueline Bergamasquini, conta que os produtos obtidos nas hortas são voltados para atender os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova Cidade. “Estamos trabalhando para conseguirmos expandir o projeto para outros bairros, para suprir a demanda apresentada pela Secretaria de Agricultura de Barbacena”, completa.

Jaqueline explica que os cursos de Administração e Ciências Contábeis são responsáveis por dar todo suporte administrativo que envolve estes cultivos, como os custos de produção. “Eles também acompanham os usuários das hortas fornecendo cartilhas e folders explicativos que estimulam a economia solidária e a gestão de agronegócios”.

Por fim, a coordenadora enfatiza que o projeto é de extrema importância para a comunidade e para os alunos, pois é possível inseri-los em situações práticas que envolvem o mercado de trabalho, como o trabalho em equipe, a assistência técnica e a resolução de problemas.