Curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena lança livro infantil “Poesia em tempos de Pandemia”

O curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena tem promovido alguns projetos inovadores neste período de isolamento social, devido a COVID – 19, e que estão intimamente relacionados às suas disciplinas, ao desenvolvimento de habilidades e competências do perfil do egresso e ao seu compromisso social. Um dos projetos culminou na construção de um livro de Poesias destinado ao público infanto-juvenil.

O projeto “Poesia em tempo de Pandemia” é uma proposta que surgiu da disciplina “Literatura Infanto-juvenil – Prática de Ensino” e que contou com o apoio e atuação da coordenação do curso de Pedagogia. Como no mês de abril é comemorado o dia Nacional do Livro Infantil, a graduação teve a opção por produzir um livro denominado “Poesia em tempo de pandemia”, cujas produções poéticas são de autoria dos estudantes e ilustrações feitas por crianças que estão em casa durante este período de isolamento social. “A obra se destina às crianças como mais uma forma de incentivo à leitura durante este período e pós-isolamento social. E, por isso optamos por fazer uso de uma linguagem escrita nas produções, numa perspectiva de identificação com este universo. Aos alunos do curso de Pedagogia foi propiciado, através deste processo de criação, o exercício da sensibilidade e do uso da linguagem poética, que é muito carregada de subjetividade e criatividade. A realização desta produção nos trouxe muita alegria! Em um momento tão atribulado pelas inseguranças e temores, conseguimos parar um pouco para usufruir de momentos de introspecção, e desta forma, criar, elaborar, sensibilizar, com o objetivo de levar às crianças leituras que expressam sentimentos, momentos, fantasias que retratam o prazer de estar com o outro e estar para o outro e que assim possamos levar o amor a cada um de nossos leitores”, comentou Luciana Mara.

Para o coordenador do curso de Pedagogia e colaborador no processo de produção, professor Adriano Marcio do Nascimento, “este é mais um dos projetos pelos quais o curso tem demonstrado o seu trabalho na formação de futuros profissionais da educação e a sua contribuição com os processos educativos de nossas crianças e jovens, durante este momento adverso pelo qual nossa sociedade está passando. O Livro “Poesia em Tempos de Pandemia” é de uma sensibilidade poética infantil refinada, cuja perspectiva é de valorização dos momentos em família, das brincadeiras folclóricas, do uso das novas tecnologias de informação e comunicação para a interação entre as pessoas e da criatividade em família.  A identificação das crianças com esta temática favorece e contribui para a vivência deste momento de isolamento através de uma forma consciente, leve e com muitas descobertas sobre o que se pode fazer em casa, numa perspectiva de resgate de valores e de descobertas. Este livro também é um rico material didático para os professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental que poderão trabalhar de forma criativa os conceitos de consciência fonológica, inferência textual, teatro, música, artes visuais e etc. Será uma alegria imensa podermos disponibilizar este material para todas as escolas de educação básica e para todas as pessoas que gostam de poesia. Assim teremos certeza de que o livro chegará às crianças através de múltiplos olhares”, encerrou Adriano.

Os alunos Antonieta Filgueiras e Michael Matos, alunos do curso e autores de uma poesia revelou que “este foi um projeto enriquecedor, tanto para nós, quanto a quem o receberá. Entendemos que a criatividade e a imaginação nos transforma e nos leva a qualquer lugar, afinal, a literatura e a poesia tem exatamente esta finalidade através do jogo poético com as palavras”, disse Antonieta. Já Michael afimou que “este material de posse das escolas é a nossa forma de contribuição para que as mesmas possam trabalhar com seus alunos, através de forma remota ou presencial, uma visão diferenciada sobre este momento atual com leveza e criatividade. Já de posse dos pais e crianças é um lindo e prazeroso recurso de leitura, por ser cuidadosamente pensado para atrair as crianças através da linguagem das poesias, das ilustrações e até da diagramação estética do material”.

Renato Lima, aluno do 5º período de Pedagogia,  que participou do lançamento do livro , como convidado na live virtual, diz que “a  poesia tem o poder de transformar qualquer realidade de qualquer pessoa, da mais jovem à mais experiente, de uma forma em que através da imaginação podemos ser o que quisermos ser. A aula da última quinta-feira (30/04) ministrada pelos Professores Adriano e Luciana veio nos trazer, como futuros profissionais da educação, esta importância de se contar uma história, partilhar uma poesia e instigar o imaginário, sobretudo neste tempo de pandemia, onde o físico tem de estar em isolamento, mas a imaginação e criatividade podem e devem voar e se libertar para onde e como quiserem;  e conseguimos vivenciar uma experiência didática e metodológica  em que a  poesia é um “recurso didático” libertador e prazeroso”.

Clique aqui e tenha acesso ao Livro Infantil ” Poesia em Tempos de Pandemia”.