Ministro do STF realiza palestra para alunos do curso de Direito do UNIPAC Barbacena

Ministro Luís Roberto Barroso

Na próxima quarta-feira (9), às 19h, será realizada no YouTube do UNIPAC a palestra “A Democracia sob pressão: o que está acontecendo no Brasil e no mundo”, ministrada pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

O objetivo da palestra é proporcionar aos alunos do curso de Direito o contato com o melhor do mundo jurídico. Além do mais, o ministro irá abordar um interessante tema que trata sobre o respeito da democracia em tempos modernos.

Para o coordenador do curso de Direito, Professor Paulo Afonso de Oliveira Junior, “o UNIPAC Barbacena está muito feliz em receber o ministro Luís Roberto Barroso, ministro da Suprema Corte Brasileira, com grande atuação no mundo acadêmico, sendo sem dúvida um dos maiores constitucionalistas do País. Além disso, falar sobre um assunto que vem cotidianamente sendo testado e questionado não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, destacou.

Sobre o palestrante

Luís Roberto Barroso nasceu no dia 11 de março de 1958, em Vassouras, no Rio de Janeiro. Doutor em Direito Público e professor titular de Direito Constitucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Luís Roberto Barroso também fez mestrado na Yale Law School e pós-doutorado na Harvard Law School, duas das maiores universidades dos Estados Unidos.

Em sua trajetória profissional, Barroso acumula passagem como procurador do estado do Rio de Janeiro. Como advogado, também colecionou experiências importantes, como ter participado de julgamentos paradigmáticos na Suprema Corte.

O ministro é autor de diversos livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior.

Ministro do STF desde junho de 2013, Barroso passou a integrar o TSE como ministro substituto em setembro de 2014. Seu primeiro biênio como membro efetivo da Corte Eleitoral começou em 27 de fevereiro de 2018. Naquele mesmo ano, em agosto, foi eleito vice-presidente do TSE.

Com informações do TSE.