Notícias UNIPAC

UNIPAC Barbacena forma centenas de novos profissionais

Colação de Grau

As cerimônias aconteceram no final de janeiro e foram transmitidas pelo YouTube

Nos dias 28 e 29 de janeiro, foram realizadas as cerimônias de Colação de Grau do segundo semestre de 2020 dos formandos em Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena. Formaram-se nas cerimônias, que neste semestre, devido à pandemia da Covid-19, foram virtuais e transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da Instituição, mais de 300 novos profissionais. 

As solenidades foram marcadas pela emoção. Em um primeiro momento foi apresentado um vídeo com uma homenagem ao professor Bonifácio Andrada, reitor do UNIPAC. Também foram homenageados os professores Karina Otoni e Carlos Lampert, que tiveram seus nomes dados às turmas de Psicologia, Administração e Ciência da Computação.

Atendendo às normas do protocolo de segurança à saúde dos órgãos competentes, os graduados foram recebidos na instituição para retirada dos seus certificados e medalhas. As entregas aconteceram individualmente, com agendamento prévio, de acordo com cronograma disponibilizado pela instituição. A recepção foi realizada em clima festivo e acolhedor pela equipe da Secretaria.  

Oradores 

Os discursos dos oradores desta vez foram disponibilizados nas redes sociais do UNIPAC Barbacena. A instituição criou uma série de vídeos com as mensagens feitas às turmas. Os oradores foram os alunos: Amélia Lais Mendonça Pinto (Administração), Gabriel Henrique da Rocha Ferreira (Ciência da Computação), Aline Luiza de Almeida (Ciências Contábeis), André Luis de Carvalho Bergamaschi (Direito – Turma A), José Eduardo da Silva (Direito – Turma B), William César Nogueira Silva (Educação Física), Amanda Karolina Barbosa Oliveira (Enfermagem), Luan Alves de Souza (Engenharia Civil), David William Dias Fagundes (Farmácia), Maria Eduarda Nascimento Pio (Fisioterapia), Caroline Alessandra Nunes Ferreira (Nutrição), Rosiane Gonzaga Moreira (Pedagogia), Ibrandina Cristina de Melo (Psicologia) e Pablo de Freitas Albuquerque (Publicidade e Propaganda). 

Medalha Presidente Antônio Carlos

A medalha Presidente Antônio Carlos é concedida aos alunos que obtiveram a melhor média global durante todo o curso. Os alunos premiados foram: 

– Ana Paula de Oliveira (Administração), com média global de 85,88 pontos; 

– Gabriel Henrique da Rocha Ferreira (Ciência da Computação), com média global de 87,86 pontos;

– Athaisa Conceição Rodrigues Campos (Ciências Contábeis), com média global de 88,02 pontos;

– Letícia Cristina Andrade Silva (Direito), com média global de 89,77 pontos; 

– Heitor de Santana (Educação Física), com média global de 83,73 pontos; 

– Nathália de Paula Neves (Enfermagem), com média global de 80,28 pontos; 

– Giovani Mário Gava (Engenharia Civil), com média global de 91,72 pontos; 

– Fernanda Gabriela do Carmo (Farmácia), com média global de 83,86 pontos; 

– Ana Flávia Lino dos Santos (Fisioterapia), com média global de 89,19 pontos; 

– Francislayne de Jesus Lodi Camilo (Nutrição), com média global de 86,31 pontos; 

– Glalciely Cristina de Oliveira (Pedagogia), com média global de 85,96 pontos;

– Ana Paula Couto de Almeida (Psicologia), com média global de 87,91 pontos;

– Nicolli Carolina Silva (Publicidade e Propaganda), com média global de 79,41 pontos. 

Medalha Zezinho Bonifácio

O prêmio José Bonifácio Lafayette de Andrada (Zezinho Bonifácio) é concedido aos estudantes que tiveram comportamento exemplar durante o curso, pela dedicação às atividades acadêmicas, pelo amor à Instituição, cordialidade e estima com os colegas. Os formandos que conquistaram a medalha foram:

– Geovana Mendes dos Reis Rodrigues (Administração); 

– Vitor Igor de Castro (Ciência da Computação); 

– Rubens Claudinei da Silva Júnior (Ciências Contábeis); 

– José Eduardo da Silva (Direito);

– Giliard de Castro Rocha (Educação Física); 

– Gislanei de Paula Batista (Enfermagem); 

– Sheilla Raquel de Araújo Gava (Engenharia Civil);

– Karina Floriano de Oliveira (Farmácia); 

– Amanda Naiara da Silva Soares (Fisioterapia); 

– Amanda Cristina Ferreira Neto (Nutrição); 

– Deborah Luana Ferreira (Pedagogia); 

– Ibrandina Cristina de Melo (Psicologia); 

– Raira Roberta Moreira (Publicidade e Propaganda). 

Medalha Germano de Mattos Lourenço

A medalha é concedida ao formando do curso de Ciências Contábeis que obteve o melhor resultado das notas no último ano do curso. 

– Athaisa Conceição Rodrigues Campos

Medalha Benjamim Fullin

A medalha professor Benjamim Fullin é concedida ao aluno que obteve as melhores notas no último ano do curso de Pedagogia.

– Franciane Aparecida de Fátima Ferreira Pinto 

Juramento

O juramento, um compromisso com a ética e respeito à profissão, foi feito por um formando de cada curso.

– Wiara Frances de Faria (Administração); 

– Vitor Igor de Castro (Ciência da Computação); 

– Rubens Claudinei da Silva Júnior (Ciências Contábeis); 

– Samara Pereira Paiva (Direito); 

– Gilliard de Castro Rocha (Educação Física); 

– Gislaine de Paula Batista (Enfermagem); 

– Sheila Raquel de Araújo Gava (Engenharia Civil);

– David William Dias Fagundes (Farmácia); 

– Bruna Mariele Pereira Souza (Fisioterapia); 

– Caroline Alessandra Nunes Ferreira (Nutrição); 

– Natália de Paiva Costa (Psicologia); 

– Deborah Luana Ferreira (Pedagogia); 

– Pablo de Freitas Albuquerque (Publicidade e Propaganda); 

Composição da mesa 

Foram realizadas cinco cerimônias, divididas em dois dias de solenidades. Os (as) paraninfos (as), patronos e patronesses, foram citados ao longo de cada cerimônia. 

• 28 de janeiro – 18h30 

Compuseram a mesa de honra virtual das turmas do curso de Direito: professor José da Silva Filho, Diretor Geral do Campus Barbacena, representando a reitoria do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Diretora Acadêmica, Sarah Russo Heleno Ferreira; coordenador do curso de Direito, professor Paulo Afonso de Oliveira Júnior; secretária de ensino do UNIPAC, Mariana Costa Antunes.

Paraninfo do curso de Direito (Turma A), professor Nelton José Araújo Ferreira; Patronesse do curso de Direito (Turma A), professora Josilene Nascimento Oliveira; Patrono do curso de Direito (Turma B), professor Fernando Antônio Montalvão do Prado; 

Paraninfa do curso de Direito (Turma B), professora Cristina Prezoti.

• 28 de janeiro – 20h 

Compuseram a mesa de honra virtual dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis e Psicologia: professor José da Silva Filho, Diretor Geral do Campus Barbacena, representando a reitoria do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Diretora Acadêmica, Sarah Russo Heleno Ferreira; coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e paraninfa do curso de Ciências Contábeis, professora Érica Luiza Magalhães Faria; coordenadora do curso de Ciência da Computação, professora Gislene Marengo Cusin; coordenador e patrono do curso de Psicologia , professor Márcio Campos; secretária de ensino do UNIPAC, Mariana Costa Antunes.

Patrono do curso de Administração, professor Renato Augusto de Oliveira;

Paraninfo do curso de Administração, professor César Alexandre Ferreira Nunes; Patrono do curso de Ciência da Computação, professor José Osvano da Silva; Paraninfo do curso de Ciência da Computação, professor Robson de Souza Resende; Patrono do curso de Ciências Contábeis, professor Juarez Francisco da Costa; Paraninfo do curso de Psicologia, professor Rodolfo Luís Leite Batista.

• 29 de janeiro – 18h 

Compuseram a mesa de honra virtual dos cursos de Engenharia Civil, Pedagogia e Publicidade e Propaganda: professor José da Silva Filho, Diretor Geral do Campus Barbacena, representando a reitoria do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Diretora Acadêmica, Sarah Russo Heleno Ferreira; coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Israel Iasbik; coordenador do curso de Pedagogia, professor Adriano Márcio do Nascimento; coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Felipe Alvim Quinet de Andrade; secretária de ensino do UNIPAC, Mariana Costa Antunes.

Patronesse do curso de Engenharia Civil, professora Suymara Miranda Toledo; Paraninfo do curso de Engenharia Civil, professor Emanuel Bomtempo Matos; Paraninfa do curso de Pedagogia, professora Marcillene Ladeira; 

Patronesse do curso de Pedagogia, professora Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira; Paraninfo do curso de Publicidade e Propaganda, professor Ricardo Rios; 

Patrono do curso de Publicidade e Propaganda, professor Henrique Kopke. 

• 29 de janeiro – 19h 

Compuseram a mesa de honra virtual dos cursos de Educação Física e Fisioterapia: professor José da Silva Filho, Diretor Geral do Campus Barbacena, representando a reitoria do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Diretora Acadêmica, Sarah Russo Heleno Ferreira; coordenadora do curso de Educação Física, professora Luciana Miranda Teixeira; coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Patrícia Maria de Melo Carvalho; secretária de ensino do UNIPAC, Mariana Costa Antunes.

Patrono do curso de Educação Física, professor Herbert Soares Bernardino;

Paraninfo do curso de Educação Física, professor Daniel Vieira Braña Cortes de Souza; 

Patrono do curso de Fisioterapia, professor Otávio Henrique de Azevedo Campos; Paraninfo do curso de Fisioterapia, professor Ricardo Bageto Vespoli. 

• 29 de janeiro – 20h 

Compuseram a mesa de honra virtual dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição: professor José da Silva Filho, Diretor Geral do Campus Barbacena, representando a reitoria do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Diretora Acadêmica, Sarah Russo Heleno Ferreira; coordenadora do curso de fisioterapia, professora Patrícia Maria de Melo Carvalho; coordenadora do curso de Enfermagem, professora Renilza Aparecida do Nascimento Cabral; coordenador do curso de Farmácia, professor Angelo Roncalli Feitosa de Oliveira; coordenadora do curso de Nutrição, professora Elisa Grossi Mendonça; secretária de ensino do UNIPAC, Mariana Costa Antunes;

Patrono do curso de Enfermagem, professor André Herácleo de Azevedo; 

Paraninfa do curso de Enfermagem, professora Elis Oliveira Arantes; 

Patronesse do curso de Farmácia, professora Ana Paula Rodrigues Brasil Oliveira; Paraninfa do curso de Farmácia, professora Cintia Elena Leite Zini; 

Patronesse do curso de Nutrição, professora Gilce Andrezza de Freitas Folly Zocatelli; Paraninfa do curso de Nutrição, professora Suely Andrade de Oliveira Baumgratz. 

Confira abaixo os relatos de alunos, professores e coordenadores sobre este momento que foi tão especial: 

“Foi uma ótima experiência! A instituição foi muito atenciosa, nos deu todo o suporte, gostaríamos de uma colação presencial, mas, com tudo que está acontecendo e de acordo com o momento que estamos passando, foi a maneira possível para que concluíssemos nosso curso. Só temos a agradecer a instituição por esses cinco anos de dedicação a todos nós alunos do curso de Farmácia.”
David Willian Dias Fagundes – Aluno de Farmácia

“Foi incrível! A situação de pandemia provocou uma imensa ansiedade, não imaginava que seria desse jeito, emocionante e inesquecível. Um objetivo alcançado, um sonho que se realizou. Todos os organizadores se empenharam ao máximo para que fosse dessa forma: inesquecível! Minha gratidão a todos os organizadores, mestres e companheiros de curso.”
Gilliard de Castro Rocha –  Aluno de Educação Física

“A colação de grau de forma remota do UNIPAC foi mais um evento institucional muito bem gerido, visto que conseguiu manter a formalidade necessária e ao mesmo tempo não perdeu o seu caráter sensível e de festejos próprios do momento. A cerimônia assegurou aos alunos a possibilidade de estarem reunidos, em segurança, em suas residências para comemorarem junto com os seus familiares este momento tão sonhado e almejado por todos. Toda a equipe do UNIPAC estava do outro lado da tela, organizando o evento com todo o profissionalismo que um cerimonial deste porte requer. A pandemia tem nos apresentado inúmeros desafios, que têm sido superados pelo UNIPAC em todas as suas ações. A colação de grau foi um exemplo desta habilidade institucional em lidar com os desafios, porque tivemos a possibilidade de manter os protocolos de segurança sem perder de vista todos os aspectos humanos que permeiam uma cerimônia de conclusão de curso.”
Adriano Márcio do Nascimento – Coordenador e professor do curso de Pedagogia

“No último dia 29/01/2021 tivemos a colação de grau da primeira turma do curso de Engenharia Civil do UNIPAC Barbacena. Infelizmente não pudemos estar juntos presencialmente, mas tivemos um evento remoto que trouxe muita emoção a todos. Acreditamos ter conseguido valorizar este momento ímpar e tão sonhado, dando a ele toda a emoção que lhe é peculiar. Todos os protocolos inerentes ao evento foram cumpridos e desde já deixo a todos os egressos, agora bacharéis em Engenharia Civil, um carinhoso abraço. Parabéns a todos, vocês são merecedores dessa vitória. Da mesma forma que seria, caso presencial, o evento remoto estará eternizado em nossos corações.”
Israel Iasbik – Coordenador de Engenharia Civil 

— 

“A nossa colação de grau em formato on-line foi uma experiência nova para todos nós formandos, familiares e os funcionários do UNIPAC. Porém, mesmo diante desse novo desafio foi um momento de muita emoção. Agradeço ao UNIPAC que com tanto carinho e cuidado soube preservar a emoção desse momento tão importante para todos nós!”
Caroline Alessandra Nunes Ferreira – Aluna de Nutrição

— 

“Colação de grau é o momento mais esperado por um formando e quando veio a notícia sobre a modalidade on-line, não vou mentir, inicialmente foi uma decepção. Mas ao decorrer dos dias, vi o empenho da Instituição em proporcionar um evento bonito e seguro, mudei a perspectiva sobre a solenidade e abri meu coração para poder viver aquele momento. Infelizmente, com essa pandemia qualquer mínimo contato físico é um risco, sendo assim a Instituição agiu de maneira racional e afetuosa, porque no momento em que nós formandos só conseguíamos pensar na gente, a Instituição foi além e pensou em todos, na família, nos amigos e nos professores. Mesmo com toda essa atipicidade, foi um acontecimento único e especial. Por isso, agradeço ao UNIPAC e em especial a Mônica e a Raquel, que formaram o elo da comunicação harmônica entre Instituição e aluno.”
Joyce Lara da Silva Teixeira – Aluna de Direito 

— 

“Considero que conseguimos alcançar nossos objetivos, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, conseguimos ofertar um ensino ético e de qualidade aos nossos alunos. Parabenizo aos nossos egressos que agora são profissionais farmacêuticos, tenho certeza que atuarão de forma exemplar, multiplicando conhecimento e, desse modo, promovendo e protegendo a saúde de nossa população.”
Prof. Angelo Roncalli F. de Oliveira – Coordenador do curso de Farmácia 

“Não tem como não imaginar como seria se fosse presencial. Dentro das limitações do modo on-line tivemos que mobilizar a criatividade dentro do que foi possível para deixar do nosso jeito esse momento tão especial e aguardado. Muitos colocaram enfeites no local em que escolheram para a cerimônia. A família comemorou essa conquista e fez ser emocionante pelo simbolismo desse momento único. Para cada formando teve um significado único, cada um sabe a sua história e as batalhas que foram travadas ao longo desses cinco anos. É uma grande conquista, nem todos tiveram essa oportunidade na vida. A colação de grau, independentemente da forma, é dia de celebração, de comemoração. É festa!”
Ibrandina Cristina de Melo- aluna do curso de psicologia

“A colação de grau, mesmo virtual, foi emocionante. Foi possível perceber o envolvimento e compromisso do formando com a cerimônia, e a participação da família, que vez por hora aparecia frente à câmera ou postava fotos dos bastidores do formando. Inauguramos um novo tempo, com novas possibilidades de relacionamento. O ambiente virtual também é ambiente de emoção.”
Gislene Marengo Cusin – Professora e Coordenadora do curso de Ciência da Computação 

— 

“Devido ao atual momento com a situação de pandemia e seguindo as orientações dos órgãos competentes, adaptamos nossa solenidade de Colação de Grau para a modalidade on-line, tendo em vista a necessidade de propiciar aos graduados a inserção no mercado de trabalho. Assim, durante todo o semestre, estivemos em contato com as Comissões de Formatura, que foram de extrema importância no acompanhamento e tomada das decisões relativas ao evento. Para o sucesso das Colações contamos também com a colaboração de vários setores do UNIPAC que se comprometeram e oportunizaram um evento único e emocionante e o feedback foi muito positivo.”
Sarah Russo – Diretora Acadêmica 

— 

“A colação de grau emocionou aos alunos e familiares e conseguiu, mesmo que de forma virtual, proporcionar um momento inesquecível e digno de aplausos para todos que participaram. É muito gratificante participar do evento mais esperado por um acadêmico, familiares, professores, amigos e funcionários. A maneira com que foi organizada mostrou que o trabalho em equipe do UNIPAC Barbacena continua sendo uma missão que é levada com excelência, amor e, acima de tudo, sempre pensando em nossos alunos.”
Patrícia Maria de Melo – Coordenadora e Professora do curso de Fisioterapia 

— 

“A Colação de Grau é a coroação de nossos alunos, de seus itinerários no processo de formação. Neste momento, cada formando pôde refletir sobre sua história, orgulhar-se da conquista e iniciar um novo ciclo. Para além de um rito de passagem, a cerimônia de colação de grau foi a celebração da comunidade acadêmica do UNIPAC pela conquista de cada formando, esta coletivamente construída e vivida. Em tempos de isolamento social, a solenidade realizada de forma remota transportou a todos para a mesma emoção de dever cumprido e gratidão, demonstrando que, apesar de estarmos distantes fisicamente, nos encontramos na felicidade deste momento único.”
Márcio de Campos – Coordenador e Professor do curso de Psicologia

— 

“Nunca poderíamos imaginar vivenciar a nossa colação de grau on-line, mas diante da realidade que vivemos este foi o método encontrado pela faculdade. A cerimônia prezou pela segurança de todos e foi de grande emoção! No coração a certeza da melhor escolha profissional e o sentimento que todo percurso valeu a pena!”
Sheilla Raquel de Araújo Gava – Aluna de Engenharia Civil

— 

“Desejo aos novos profissionais que tiveram a colação pelo UNIPAC-Barbacena, em janeiro de 2021, muito sucesso nas carreiras que abraçaram.”
Professor José da Silva Filho – Diretor Geral do Campus Barbacena 

— 

“Diante das dificuldades que estamos enfrentando, impostas por esse momento de pandemia, a colação de grau do Curso de Enfermagem do UNIPAC, realizada on-line, superou todas as nossas expectativas e foi uma experiência muito prazerosa. A realização do evento envolveu dedicação e cuidado com cada detalhe para que o momento fosse solene e único para cada um dos formandos. Apesar de estarmos interagindo através de uma plataforma virtual, a emoção experimentada pelos nossos formandos foi visível e pôde ser sentida e compartilhada mesmo à distância. Sinto-me muito feliz que nossos alunos tenham concretizado seu sonho. Foi muito gratificante poder comemorar essa conquista com eles e testemunhar a vibração de cada um nesse momento tão especial. Mais uma vez o UNIPAC saiu na frente, não medindo esforços para que nossos discentes concretizassem e comemorassem suas conquistas.”
Renilza Aparecida do Nascimento Cabral – Coordenadora e Professora de Enfermagem  

— 

“Em um momento tão excepcional como vivemos, as medidas precisam ser excepcionais. E assim foi a colação de grau dos alunos do Curso de Direito do UNIPAC. Uma cerimônia on-line preparada com muito carinho e responsabilidade pela direção e por vários outros setores do UNIPAC, que permitiu que os alunos não precisassem esperar a retomada da normalidade para se inserirem no mercado de trabalho.”
Paulo Afonso de Oliveira Junior -Professor e Coordenador do curso de Direito 

— 

 “A colação de grau representa o saber da Vitória da Conquista da graduação por um aluno. O tão esperado canudo nas mãos, passa a ser representação de um futuro profissional! Com o cenário atual, o UNIPAC, atendendo aos protocolos de segurança à saúde, realizou a colação de grau on-line, formato este que pode não ser o que foi esperado em todos os anos de faculdade, mas que não tirou a alegria nos olhos de cada um dos alunos, a seriedade do juramento das profissões; e o poder de comemoração pela vitória tão esperada da conquista da graduação!
O UNIPAC, com sua equipe de forma grandiosa atingiu essa alegria, mesmo que por trás da tela, a comemoração pelo título! Parabéns a todos os envolvidos pela organização e transmissão da colação de grau on-line!”
Elisa Grossi Mendonça – Coordenadora do curso de Nutrição 


Política de Privacidade | Política de Cookies