Notícias UNIPAC

Professora do UNIPAC Barbacena apresenta trabalho em exposição cultural em Belo Horizonte

Primeiro Educativo, realizado na tarde da sexta-feira, 25/03.

A exposição cultural denominada “Programação em Artes Visuais”, da professora Marcillene, está acontecendo no Centro Cultural Pampulha 

Teve início neste mês de março, no Centro Cultural Pampulha, em Belo Horizonte (MG), a exposição cultural denominada “Programação em Artes Visuais”, da professora dos cursos de Pedagogia e de Arquitetura e Urbanismo do UNIPAC Barbacena, Marcillene Ladeira. 

As expressões artísticas, oriundas de diversas culturas, são representações ou contestações do que as sociedades, em cada época, vivem. Por volta de 1860, durante o movimento impressionista, os artistas passaram a desenvolver pinturas através da observação direta da natureza. Claude Monet, a exemplo, se deparou com a poluição atmosférica de Londres, vindo a desenvolver obras que retrataram a fumaça de carvão expelida pelas chaminés e trens na cidade. 

Em 1960, durante a denominada Pop Art, a estética se apropria de signos massificados da sociedade de consumo e a obra passa a ser apresentada através de processos que exploram a serigrafia – novo veículo plástico de expressão. 

O que Marcillene apresenta transita em vocabulários contínuos, como em suas próprias palavras, a artista explica. “Capto imagens de objetos do pós-consumo de massa e as transformo em obras de arte realista. Em meio aos fatores ambientais que já vinham se formando (mudança climática, perdas da biodiversidade, poluição e lixo), sendo (no instante já) acrescida pela pandemia do Covid-19, assim – meu trabalho é informado pela paisagem sociopolítica altamente volátil, do agora. Me interessa explorar a lista dos resíduos descartados; também me importa os lugares afetados. O que é realizado são latas pintadas à mão ou processadas em meio tecnológico, as quais encerram-se em uma postura ilusionista que alude a noção redutora do minimalismo X o realismo/iluminismo de outrora. São estados da arte – uma arte de denúncia”.

 “É um orgulho imenso perceber que o brilhante trabalho artístico da professora Marcillene Ladeira está sendo exposto ao público. De fato, a sensibilidade, a criatividade e o trabalho inovador e contemporâneo que ela implementa a partir de uma preocupação e de uma visão com questões e temáticas sociais emergentes é de provocar reflexões, promover o gosto pela apreciação da arte e de levar aos diversos públicos a necessidade de se repensar a nossa relação com o mundo”, comenta o coordenador de Pedagogia, Adriano Nascimento.

O Centro Cultural Pampulha foi o primeiro Espaço Cultural a receber o trabalho de Marcillene Ladeira. A programação se estenderá até junho de 2023 e percorrerá diferentes locais da capital mineira. As mostras ainda contam com o Educativo, os quais propõem encontros e conversas que se estendem em um diálogo da arte com as escolas. 

Primeiro Educativo, realizado na tarde da sexta-feira, 25/03.
Primeiro Educativo, realizado na tarde da sexta-feira, 25/03.

Política de Privacidade | Política de Cookies