Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIPAC Barbacena participará do 1° Webinário “Culturas e Lutas Urbanas”

Professora Maíra Ramirez Nobre é doutoranda na UFMG e realiza pesquisas sobre o tema desde 2018

A professora Maíra Ramirez Nobre, pesquisadora do Grupo Indisciplinar da UFMG, irá compor mesa sobre Levantes Redes e Ruas no dia 10 de fevereiro

Na próxima semana, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIPAC Barbacena, professora Maíra Ramirez Nobre, participará do 1° Webinário “Culturas e Lutas Urbanas”, que será realizado nos dias nos dias 03, 10, 17 e 24 de fevereiro e 03 de março, com transmissão ao público externo no YouTube.

No dia 10 de fevereiro, junto a outros pesquisadores, a professora Maíra Nobre, que é doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), irá compor a mesa sobre Levantes Redes e Ruas, tema sobre o qual investiga desde 2019. Sua fala contará com uma breve apresentação do que foi desenvolvido na dissertação “Levantes Urbanos: o ciclo de lutas pós-crise do capitalismo de 2008”.

“A realização deste seminário pelo Indisciplinar é uma conquista para o desenvolvimento de várias de nossas pesquisas que tangenciam os movimentos sociais, a cultura e os levantes urbanos. Estou com grande expectativa para o evento e para as trocas que serão possíveis com essa experiência”, afirma a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

A professora Maíra Nobre é pesquisadora do Grupo Indisciplinar da UFMG desde 2018 e investiga, ao longo do mestrado e doutorado, os levantes urbanos e movimentos sociais. Principalmente aqueles que tomaram todo o mundo após a Crise do Capitalismo de 2008, a exemplo da Primavera Árabe, do 15M, do Occupy Wall Street e das Jornadas de Junho de 2013, que ocorreram no Brasil. O Indisciplinar é um grupo de pesquisa vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), sediado na Escola de Arquitetura da UFMG, que tem suas ações focadas na produção contemporânea do espaço.

Nessa primeira edição, a abertura do evento que aconteceu no dia 03 de fevereiro, contou com a presença de Maria da Glória Gohn, uma das maiores pensadoras brasileiras deste tema e das principais referências utilizadas nas pesquisas sobre o assunto. Os interessados podem acompanhar todos os dias de Webinário pelo YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=1LGwPf5wz7I.

Programação - 1° Webinário “Culturas e Lutas Urbanas”
Programação – 1° Webinário “Culturas e Lutas Urbanas”