Notícias UNIPAC

Egressas do curso de Nutrição publicam artigo em revista da área da saúde

As egressas, Francielle e Luana, com a professora e coordenadora Elisa Grossi

O artigo trata sobre o perfil clínico, nutricional e dietético de pacientes hospitalizados 

As egressas do curso de Nutrição do Unipac Barbacena, Francielle Dias Carvalho e Luana Aparecida da Costa Melo, tiveram o artigo “Perfil clínico, nutricional e dietético de pacientes hospitalizados” publicado na HU Revista, que divulga resultados de investigação na área da Ciências da Saúde.

O artigo teve como objetivo avaliar o perfil clínico, nutricional e dietético dos pacientes hospitalizados, bem como relacionar dados sociodemográficos e clínicos. O trabalho, inicialmente, foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso e, logo após, as ex-alunas decidiram transformá-lo em artigo. 

“A realização de uma pesquisa de campo envolve processo de dedicação e estudo desde a fase da escrita de um projeto. A conclusão de uma estatística e a descrição de resultados de uma pesquisa é uma fase árdua para o aluno. E as alunas Luana e Francielle, com toda dedicação em todas etapas de TCC, conseguiram desenvolver um trabalho brilhante com um n amostral muito significativo. A publicação posterior à formatura se passa em outra etapa, e com mais uma vez dedicação e correções impostas, veio o aceite da revista, que trouxe a elas o trabalho publicado”, explicou a coordenadora e professora do curso de Nutrição, Elisa Grossi Mendonça. 

Para a egressa Francielle, a transformação do TCC em um artigo foi um grande desafio, porém com o resultado final todo o esforço valeu a pena. “Desenvolvemos o TCC concomitantemente com o projeto exigido pelas revistas nas quais tínhamos pretensão de publicar. A escrita continuou após apresentação de TCC, nos mostrando a sua complexidade, demandando seriedade e dedicação para que fosse concluída. Foi um trabalho difícil e ao mesmo tempo prazeroso e satisfatório. Agradecemos à Elisa Grossi por todo apoio e suporte, mesmo fora da faculdade, e por nos desafiar a sermos melhores e acreditar que poderíamos ir além”, concluiu. 

Leia o artigo na íntegra, clique aqui.


Política de Privacidade | Política de Cookies