Notícias UNIPAC

Artigo científico de autoria da bibliotecária do UNIPAC é publicado em Revista Científica Qualis B1/CAPES

Rosy Oliveira

A pesquisa foi desenvolvida no decorrer do mestrado da UFMG 

O artigo “Contribuições dos Modelos Conceituais NEDA-MC e FRSAD na Identificação de Assuntos dos Documentos Arquivísticos”, publicado na Revista Ponto de Acesso, v.15, n.1/2, 2021, refere-se ao resultado parcial da pesquisa aplicada pela Bibliotecária Rosy Oliveira, desenvolvida no decorrer do seu mestrado em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG.

O artigo perpassa pela reflexão sobre os elementos descritivos que podem representar os assuntos dos documentos arquivísticos e pela compreensão sobre modelagem conceitual de dados. O objetivo do artigo foi suscitar uma reflexão teórica a respeito da contribuição dos modelos conceituais de dados NEDA-MC e FRSAD na representação do assunto para documentos arquivísticos. 

Segundo Rosy Oliveira, “tradicionalmente a representação do documento arquivístico é realizada por meio da classificação e da descrição arquivística. Ambas são   fundamentadas   no   Princípio da Proveniência, evidenciando a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora dos documentos. No entanto, em sua pesquisa do Mestrado, a autora propôs uma metodologia para que os arquivologistas e técnicos de arquivos possam mapear os assuntos contidos nos conjuntos documentais, ampliando a recuperação da informação neste ambiente”.

“As oportunidades provenientes da expansão das tecnologias têm influenciado, também, as formas de representação e acesso às informações em arquivos devido ao aumento do número de arquivos no formato eletrônico e digital.  Nesse cenário, estudos vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores da área da Arquivologia com o propósito de desenvolver recursos para expandir a recuperação da informação em arquivos.  Mediante essas necessidades, o modelos conceituais se apresentam como uma proposta orientadora para o design dos sistemas de descrição arquivística, os quais, por sua natureza, permitem que os desenvolvedores de software estabeleçam a implementação de sistemas lógicos relacionais capazes de oferecer inúmeras possibilidades de recuperação da informação para os usuários de arquivos, a partir do compartilhamento de dados”, comenta a bibliotecária. 

No artigo, as autoras concluíram que os modelos conceituais espanhol NEDA-MC e o norte-americano FRSAD se configuram como importantes ferramentas para a identificação dos pontos de acesso de assunto dos registros arquivísticos, otimizando e ampliando o processo de recuperação da informação em arquivos. 


Política de Privacidade | Política de Cookies