Notícias UNIPAC

Artigo de acadêmicos do curso de Direito do UNIPAC Barbacena é publicado na Revista Liber

Profa. Ms. Geisa Rosignoli e os participantes Bruna da Cunha Silva, Eugênio Pachelli Souza Lopes Júnior, Jonas César Dias, Késsya Kimberlly Cândido Gonçalves e Vinicius Campos Almeida

O projeto de pesquisa teve como objetivo investigar as recentes alterações trazidas pelo Novo Código de Processo Civil 

O projeto “Impactos das Inovações Processuais Trazidas pelo Novo Código de Processo Civil no Fenômeno da Desjudicialização”, escrito por acadêmicos do curso de Direito do UNIPAC Barbacena foi aceito e estará disponível a partir desta sexta-feira, 30, na Revista Liber. 

Sob coordenação da professora Geisa Rosignoli, o projeto teve início no 2° semestre de 2019, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) e com os participantes Bruna da Cunha Silva, Eugênio Pachelli Souza Lopes Júnior, Jonas César Dias, Késsya Kimberlly Cândido Gonçalves, do 7° período e Vinicius Campos Almeida, do 6° período. 

A pesquisa teve o objetivo de investigar como as recentes alterações trazidas pelo Novo Código de Processo Civil, prestigiando o uso dos meios consensuais como forma de solução de conflitos, contribuíram para a diminuição do número de ações judiciais em curso. 

“Além de uma revisitação da literatura sobre o tema, a pesquisa permitiu aos alunos coletar, examinar e catalogar os dados fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça, mapeando a situação dos processos em curso no período de 2014 (antes da vigência do novo Código de Processo Civil) até 2019, permitindo avaliar se as alterações legislativas impactaram ou não positivamente na resolução das ações em curso”, explica a professora Geisa. 

Para o acadêmico Jonas César, “participar de projetos dessa magnitude é uma experiência imersiva, proporcionando um conhecimento magnífico, principalmente sob uma orientação espetacular. Além do mais, ter a oportunidade de contribuir para o meio com tamanho esforço e dedicação é uma das melhores recompensas que um estudante — e jurista — pode obter”, exclamou. 

O artigo publicado na revista é um recorte da monografia arquivada no PROBIC, a qual contém de forma detalhada todo o estudo realizado. “Apesar de árdua a trajetória que trilhamos desde outubro de 2019, quando iniciamos o projeto de pesquisa, é extremamente gratificante visualizar o trabalho finalizado e publicado, e acima de tudo, recebendo o reconhecimento devido. Tenho apenas a agradecer ao UNIPAC pela oportunidade e à ilustre orientadora Geisa Rosignoli pela brilhante instrução”, destaca a aluna Bruna. 

A publicação de um artigo significa o reconhecimento de um bom trabalho e a possibilidade de que o assunto alcance mais pessoas. “Nada mais satisfatório que a sensação de recompensa após uma longa e exaustiva jornada. Essa é a sensação que tenho após a finalização e tão desejada publicação de um trabalho que nos dedicamos tanto para concluir com o máximo de dedicação possível. Agora, com tudo finalizado, resta agradecer aos meus companheiros, por sua participação imprescindível, nossa exímia orientadora, por sua devoção ao ensino, e ao UNIPAC, pela oportunidade”, salienta a estudante Késsya. 

Por fim, a professora Geisa finaliza, pontuando a relevância do artigo para o âmbito acadêmico e profissional. “É de grande importância esse incentivo do UNIPAC à pesquisa, pois através dela permite-se aos acadêmicos o desenvolvimento de um raciocínio crítico, da argumentação e da aplicação dos conhecimentos, além de incentivar, também, a capacidade de trabalho em equipe, atributos indispensáveis ao profissional do Direito”, concluiu. 

O projeto “Impactos das Inovações Processuais Trazidas pelo Novo Código de Processo Civil no Fenômeno da Desjudicialização” é publicado na Revista Liber
O projeto “Impactos das Inovações Processuais Trazidas pelo Novo Código de Processo Civil no Fenômeno da Desjudicialização” foi publicado na Revista Liber


Política de Privacidade | Política de Cookies