Notícias UNIPAC

Artigo de egressos do curso de Fisioterapia é publicado na Revista Eletrônica Acervo Saúde

Artigo de egressos do curso de Fisioterapia é publicado na Revista Eletrônica Acervo Saúde

Trabalho fala sobre cuidados paliativos e a atuação do fisioterapeuta 

O curso de Fisioterapia do UNIPAC figurou este mês no cenário acadêmico com a publicação do artigo “Atuação do fisioterapeuta nos cuidados paliativos em pacientes adultos: revisão integrativa”, publicado na Revista Eletrônica Acervo Saúde. O artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso dos acadêmicos Álissa Kinara Coimbra, Patrick Augusto da Silva Trindade, Pedro Ivo Carmo Campo, Poliana de Cássia Ferreira e Rafaell Ribeiro Brasil, sob orientação da professora Vivian Maria Siqueira Machado. 

O objetivo do artigo é demonstrar a atuação do fisioterapeuta nos cuidados paliativos em pacientes adultos, os principais recursos e os níveis de evidências científicas dos estudos. “Muito orgulho em poder orientar os alunos neste tema tão relevante que é o cuidado paliativo. Precisamos cada vez mais nos basear em evidências para proporcionar o tratamento mais adequado para nossos pacientes. Afinal, eles são o amor da vida de alguém e merecem o nosso melhor”, destacou a professora Vivian Machado.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Patrícia Maria de Melo Carvalho, a pesquisa é um grande pilar de uma Instituição de ensino e mais uma vez quem ganha com as publicações é a Fisioterapia. O acadêmico, Rafaell Ribeiro Brasil, também comentou sobre a importância da pesquisa no ensino: “A ciência ainda tem muita coisa para nos ensinar e nós, seres humanos, temos muito ainda a aprender. Por isso, acredito que publicar estudos acrescenta muito a todas as áreas, desde a saúde até as exatas, e é extremamente importante compartilhar conhecimento para que todos tenham acesso onde possam aprender e se tornarem pessoas e profissionais melhores e mais competentes”, disse o acadêmico.

Por fim, a acadêmica Poliana Ferreira diz sobre o privilégio e satisfação em poder contribuir cientificamente na área da Fisioterapia. “Nosso artigo representa o sucesso do trabalho em equipe, tendo sido fundamental o apoio e a confiança da nossa orientadora Vivian Machado.  Esperamos que através deste, os cuidados paliativos possam ser cada vez mais difundidos, principalmente na fisioterapia, e que assim possamos auxiliar profissionais no conhecimento do cuidar, humanizar e acolher pacientes e seus familiares. Agradecemos a todos os envolvidos!”, concluiu a aluna.  

Para ler o artigo na íntegra, acesse aqui.


Política de Privacidade | Política de Cookies