Alunos do curso de Psicologia do UNIPAC Barbacena realizam estágio on-line

Os estagiários fazem atendimentos psicológicos supervisionados por professores

O novo formato foi introduzido devido à pandemia e obtém ótimos resultados

O ano de 2020 trouxe diversas incertezas, mas especialmente para os alunos que começariam o estágio, disciplina em que se coloca em prática a teoria aprendida em sala de aula. Este ano, devido à pandemia, o curso de Psicologia adotou o formato on-line para realizar o estágio, que teve início em agosto e termina este mês, no dia 18/12.

Em cumprimento à Portaria 544 do MEC, alunos do 6° ao 10° período puderam fazer a disciplina desta maneira, que contou com os atendimentos on-line e, também, supervisão on-line. O isolamento social, trazendo à tona a solidão, uma realidade diferente e cercada de medo, fez com que fossem necessárias medidas para atender ao público que foi afetado diretamente por essa nova realidade.

Para o coordenador do curso de Psicologia e professor, Márcio de Campos, “o curso de Psicologia do UNIPAC Barbacena, atento à sua responsabilidade social e em consonância com o compromisso ético-político da Psicologia enquanto ciência e profissão, reformulou seus estágios, em especial aqueles ofertados na Clínica-Escola, para que pudessem ser realizados de forma remota, mediados por ferramentas de tecnologias da informação e comunicação”, afirmou.

O estágio obedece a todos os dispositivos legais apontados pelo Conselho Federal de Psicologia e os atendimentos são destinados à população de Barbacena e região. A aluna Letícia Ribeiro Tomaz, do 8° período, conta como está sendo a adaptação e a elaboração da disciplina neste formato. “Apesar de características inerentes a esta modalidade de atendimento, as atividades práticas desenvolvidas mostraram que é sim possível o estabelecimento de vínculo e uma relação terapeuta-cliente promotora de bem-estar. Além disso, as atividades de estágio on-line permitiram a nós estudantes a continuação da experiência prática, fundamental para nossa formação acadêmica”, contou a aluna.

A aluna Vanessa Carvalho dos Santos, do 8° período, disse sobre a importância de o estágio ser realizado, mesmo com os percalços deste ano. “Neste momento, mais do que nunca, a sociedade necessita de escuta e acolhimento. O Plantão Psicológico Estágio de Entrevista Psicológica da Clínica-Escola do UNIPAC Barbacena providenciou um novo modelo de atendimento on-line, para que nós, enquanto estagiários, pudéssemos nos adaptar à situação e continuarmos fazendo com segurança aquilo que amamos, ouvir e acolher o sujeito no seu momento de maior necessidade”, completou.

O ensino remoto, ao contrário do que se pensa, é uma ferramenta tão eficiente quanto o presencial. Kamilla Maurício Barros Mota, aluna do 7° período, contou sua experiência: “O estágio online em entrevista psicológica foi de grande valia e importância para meu currículo como estudante, pois o meio on-line é uma área que está em constante crescimento atualmente, além de ser uma possibilidade para dar continuidade ao ensino e aprendizagem sem nenhuma interrupção durante a pandemia”, reforçou a estudante.

Diante de tudo isso, sabe-se que a vida das pessoas no mundo inteiro, de uma forma ou outra, foi atingida e modificada. Para finalizar, o coordenador Márcio relatou sobre o trabalho que faz a diferença, tanto para os alunos quanto para os clientes. “Uma valiosa experiência de aprendizagem e formação profissional para nossos estagiários. Compreendemos que os indivíduos estão em isolamento social, porém queremos que saibam que não estão sozinhos e que nosso curso continua presente, próximo e atuante junto às demandas da sociedade, mesmo que de forma remota”, concluiu.

Os estagiários fazem atendimentos psicológicos que são supervisionados por professores
Alunas do curso de Psicologia realizam o estágio on-line supervisionada por professores