Pedagogia do UNIPAC Barbacena desenvolve curso sobre metodologias para a prática pedagógica

Pedagogia

No último sábado (19/09), o curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena deu início ao Curso de Extensão: “Desenvolvimento e Aprendizagem Infantil: O trabalho pedagógico numa perspectiva interdisciplinar junto a crianças com Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem”. O curso tem um calendário que se estende nos meses de setembro e outubro. Participam efetivamente do projeto, professores e alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia.

Para o professor e coordenador do Projeto, Adriano Marcio do Nascimento, “esta ação interdisciplinar entre as áreas do saber é uma proposta que de fato rompe os preceitos de uma formação dos profissionais, numa perspectiva de linearidade.  Este projeto integra os estudantes e oportuniza conhecer os elementos que estruturam uma prática pedagógica, tais como planejamento, metodologias de aprendizagem e avaliação, tornando assim, rica a formação destes futuros profissionais.  Além de ampliar os conhecimentos que favoreçam a inclusão educacional e qualifica o trabalho pedagógico junto a crianças que apresentam necessidades educativas específicas”, explicou.

Já Elenice Nascimento, uma das moderadoras do Curso de Extensão, revela que “logo me coloquei a pensar nas possibilidades de abordar o tema. Preparei-me da melhor maneira que pude: li, pesquisei, revisei, busquei palavras que representassem meu pensamento, vislumbrei o rosto de cada colega do outro lado da tela e o frio no estômago não passava. Estava tudo preparado, estava certa de que havia seguido cada orientação do meu supervisor de estágio, mas ainda faltava algo. Talvez, esse algo que me falta, tem me levado a buscar novas perspectivas de crescimento, rompimento e por isso, não quero que passe. A experiência foi única, foi aprendizado, creio que muito mais pra mim. Por isso, sou grata”, concluiu.