Projeto Extensionista de Pedagogia promove ação com mais de 150 crianças do ensino público

No último sábado, 24, no contexto do projeto de atividade extensionista “Contar e Narrar: através da literatura leitores vamos formar”, desenvolvido pelo curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena, no decorrer de todo o semestre, em parceria com a Escola Municipal Rotary, promoveu uma manhã literária para mais de 150 crianças no campus Reitor Bonifácio de Andrada, no Santa Tereza.

Os alunos e professores da escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Barbacena, visitaram o campus e foram recepcionados com pipoca, algodão doce e um delicioso lanchinho e participaram de 10 oficinas de contação de histórias, uma oficina de pintura/artes visuais e uma oficina lúdica de pintura no rosto, promovida pelos alunos do curso.

Também participaram de uma performance artística em que os acadêmicos apresentaram uma peça teatral inédita, criada a partir de uma narrativa infantil produzida pelo professor Adriano Nascimento, especificamente para este momento. As crianças tiveram a oportunidade de se encantarem com as mais belas histórias infantis e de apreciarem um espetáculo teatral que envolveu as quatro linguagens da arte.

O professor Adriano Nascimento, coordenador do projeto em parceria com a professora Sandra Magri, comenta que “este projeto está em desenvolvimento desde o início do semestre e já tivemos outras ações, como por exemplo um momento de formação continuada com os professores da escola e também a produção de um livrinho infantil em PDF, criado por ele e repassado para a escola fazer um trabalho de contação/narração de histórias e outras propostas didático-pedagógicas. O livro traz uma história inédita, de autoria do próprio professor, todo escrito em poesia o que permite à escola fazer uma exploração adequada desta narrativa para as crianças a partir dos 2 anos de idade. O livrinho tem todos os elementos que uma boa narrativa deve conter para encantar e seduzir as crianças. O espetáculo teatral apresentado pelos alunos do curso de Pedagogia para as crianças da escola foi uma adaptação da própria narrativa. Foi maravilhoso perceber o quanto as crianças estavam encantadas em participar das oficinas, em interagir com a performance teatral, demonstrando assim que elas estavam imersas no mundo de imaginação, fantasia e criatividade que é próprio da literatura infantil.”

A narrativa infantil inédita está disponível aqui.