Alunos de Iniciação Científica de Pedagogia e Publicidade e Propaganda têm artigo aprovado em Evento Internacional

Nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2019 em Portugal, a Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes (FBAUL), sedia o evento “#18.ART – Of the admirable order of things: art, emotion and technology”. Quatro bolsistas de Iniciação Científica do UNIPAC Barbacena, dos cursos de Pedagogia e Publicidade e Propaganda, integrantes do grupo de pesquisa intitulado “VEIA – Vertentes Ensinagem Integração e Arte”, realizado sob orientação da professora do curso de Pedagogia, Marcillene Ladeira e colaboração do coordenador, professor Adriano Márcio do Nascimento, tiveram artigo aprovado na área “Ciência e Tecnologia [Media Arte]” e apresentam o trabalho hoje, dia 17; amanhã, dia 18, a professora Marcillene apresenta sua pesquisa intitulada “Arte de Ver: Portas da Percepção”. As apresentações serão virtuais.

O trabalho de pesquisa desenvolvido no UNIPAC Barbacena pela professora Marcillene está inserido em uma linha que articula saberes teóricos e práticos relacionados à produção de recursos didáticos. Conforme explica a professora, o referido objeto de estudo “equivale a todo ou qualquer material que o professor possa utilizar em sala de aula; desde os mais diretos (a exemplo do giz, da lousa e dos textos impressos); como os mais interativos (a exemplo dos jogos, brinquedos e brincadeiras) e os sofisticados (a exemplo das novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs)”.

A professora Marcillene Ladeira explicou que “o primeiro momento da pesquisa tem se debruçado, além do levantamento bibliográfico, no desenvolvimento de um livro educativo, de modo a ser distribuído como material impresso à rede pública de ensino de Barbacena e região. Parcerias estão sendo firmadas de modo a obter o resultado desdejado”.

Nesta quarta-feira, 16, o grupo de pesquisa esteve presente também na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Barbacena, realizando apresentação no XII Congresso de Pesquisa e Extensão, “GT 4: Subjetividade e Experiência: Filosofia, Literatura, Arte e Política”. Nesse momento, a bolsista do curso de Pedagogia do UNIPAC, Deborah Luana Ferreira, ressaltou o impacto positivo que a pesquisa tem trazido a sua formação; sendo sua fala aplaudida pela banca e pelos demais apresentadores.

Assevera-se que a temática da pesquisa (produção de recurso didático) se faz presente nos encaminhamentos legais da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Pedagogia, cujas exigências requerem vivências práticas – fatores que fortalecem ainda mais o sentido científico do Projeto de Iniciação Científica que vem sendo desenvolvido no UNIPAC. A professora Marcillene ainda ressaltou que a “Oficina de Oratória” oferecida aos bolsistas no dia 04 de outubro foi de grande valia para esses momentos de apresentação oral; e que o curso de Publicidade e Propaganda entra no projeto a partir do desenvolvimento da identidade visual, sendo representado pela aluna Ana Cristina Puygcerver Santos, do 4º período.