Administração e Ciências Contábeis UNIPAC conquistam altas notas no ENADE

A Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES concedeu à instituição o selo de “Instituição Socialmente Responsável"

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNIPAC Barbacena obtiveram as mais altas notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O curso de Ciências Contábeis, teve nota 5 e o curso de Administração, nota 4, numa escala de 1 a 5. O conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes.

Em 2018, apenas 492 cursos superiores tiraram a nota máxima no Enade, de acordo com dados divulgados no último dia 04, sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esses cursos correspondem a cerca de 5,8% do total de 8.520 que tiveram o desempenho divulgado.

A maior parte desses cursos é ofertada por instituições públicas federais, 199, seguida por instituições privadas sem fins lucrativos, que ofertam 123; privadas com fins lucrativos, que ofertam 117; públicas estaduais, 52; e um deles é ofertado por instituição pública municipal. Ao todo, foram avaliados nesses cursos 25,2 mil estudantes.
Os que tiveram desempenho superior à maioria recebem 4 ou 5. De acordo com os resultados divulgados, 1.689 cursos obtiveram conceito 4 e 3.830 obtiveram conceito 3.

A coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Érica Magalhães, falou com alegria sobre o resultado. “Queridos alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, estamos muito felizes pelo resultado obtido por vocês. Quanta dedicação, empenho e envolvimento durante o curso, com o objetivo de alcançar o primeiro lugar no pódio e vocês conseguiram! Agradeço a todos os alunos, aos professores, e ao UNIPAC Barbacena por acreditar no nosso potencial e por nos apoiar sempre”, destacou em seu agradecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, bem como o desenvolvimento de competências para a formação geral e profissional, e a atualização à realidade brasileira e mundial.

Como a nota é composta?
De acordo com o site do MEC, para calcular a nota do ENADE, são tiradas separadamente as médias das notas dos estudantes na prova de Formação Geral e na de Componente Específico. Em seguida, é calculada uma média ponderada entre esses dois valores, sendo atribuído peso 1 ao primeiro e 3 ao segundo.
As médias obtidas pelos alunos são então padronizadas, de acordo com a média brasileira e o desvio padrão, em conceitos que vão de 1 a 5. Sendo atribuído o conceito 3 aos cursos que estão na média ou próximos a ela, 1 e 2 aos que estão abaixo e 4 e 5 aos que estão acima da média.