Alunos de Arquitetura e Urbanismo finalizam trabalho com proposição a partir de visita à CASACOR

Os alunos da Arquitetura finalizaram um trabalho com proposição a partir da visita a CASACOR Minas Gerais 2023. A proposição, em técnica de gravura, que está sendo realizada na disciplina de Desenho Artístico, ministração da Professora Artista Plástica Marcillene Ladeira. Para a prática, entintaram folhas vegetais naturais, escolhidas a partir de limbos proeminentes, com posterior impressão em folha apropriada. Manchas de tinta nanquim foram adicionadas com “técnica de pintura de sopro”.

Além deste diferencial no fazer, incluiu-se ao processo a presença da “folha de ouro”. Como explica a docente: “a folha de ouro proporciona certo requinte a obra, mas também alude a própria historicidade da Arquitetura. Especialmente nos tempos do Barroco, o douramento ou talha dourada referiu-se a uma técnica na qual a madeira previamente talhada era revestida por uma fina película de ouro (folha de ouro fino), ficando dourada. Em muito, compunham folhas de acanto, em simbiose com anjos e aves. Atualmente – na tendência contemporânea – vemos o aplique dourado em situações diversas, podendo estar, por exemplo, em detalhes de revestimentos presente na parede ou chão, também em diferentes objetos da decoração.