Professor do UNIPAC Barbacena é indicado ao prestigioso Prêmio Capes de Teses de 2024

O jornalista e pesquisador Alexandre Costa, professor do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena, está concorrendo ao Prêmio Capes de Teses de 2024. A indicação reconhece sua tese de doutorado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que analisa as profundas transformações políticas, sociais, culturais e econômicas ocorridas em Congonhas nos últimos 50 anos.

Intitulada “Congonhas e o espelho quebrado da representação”, a pesquisa de Alexandre Costa se debruça sobre as complexidades locais, relações de poder e disputas simbólicas que moldaram a representação histórica da “cidade dos profetas”. Seu trabalho se destacou pela profundidade da análise e originalidade, conquistando o prêmio de melhor tese de 2023 no âmbito do programa da UFJF.

A trajetória de Alexandre Costa é marcada por uma estreita ligação com Congonhas, onde residiu de 2007 a 2015. Durante esse período, ele acumulou experiências significativas, trabalhando nas rádios Colonial FM, Educativa FM, Congonhas AM e na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal. Essas vivências enriqueceram sua perspectiva e contribuíram para a qualidade de sua pesquisa.

A indicação ao Prêmio Capes de Teses de 2024 é um reconhecimento do impacto acadêmico e social da tese de Alexandre Costa, destacando sua compreensão das dinâmicas históricas e culturais de Congonhas. Essa conquista ressalta o comprometimento do UNIPAC Barbacena em incentivar pesquisas de excelência e apoiar seus docentes na busca por inovações e avanços científicos.

O Prêmio Capes de Teses é uma das mais altas honrarias concedidas no Brasil a pesquisas de doutorado, e a indicação de Alexandre Costa coloca em evidência a relevância e a qualidade de seu trabalho.