Notícias UNIPAC

Curso de Publicidade do UNIPAC Barbacena tem o maior número de aprovações do Intercom Sudeste 2022 em MG

Curso de Publicidade do UNIPAC Barbacena tem o maior número de aprovações do Intercom Sudeste 2022 em MG

É o segundo ano consecutivo, entre todas as faculdades de Publicidade e Propaganda em Minas Gerais – federais e privadas, em que o curso do UNIPAC Barbacena é o que mais aprova trabalhos no Congresso

Nos dias 26 a 28 de maio, Poços de Caldas (MG) sedia a 27ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom) na região Sudeste. Neste ano, os alunos e egressos do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena estarão com um número recorde de trabalhos para apresentação: 15, sendo cinco selecionados para o Intercom Júnior e 10 produtos de Comunicação para o Expocom. É o segundo ano consecutivo, entre todas as faculdades de Publicidade e Propaganda em Minas Gerais – federais e privadas, em que o curso do UNIPAC Barbacena é o que mais aprova trabalhos no Congresso.

O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos científicos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados. O Prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Em 2021, alunos do UNIPAC venceram o Expocom Sudeste na categoria PT 03 – Design gráfico de identidade e representaram a região no Expocom Nacional, em setembro de 2021, realizado em Pernambuco.

Evolução em números

Com os 15 trabalhos apresentados neste ano, as estatísticas mostram que, desde 2018, os alunos e egressos do curso de Publicidade do Unipac Barbacena já apresentaram 39 trabalhos apenas nos congressos da Intercom (seja Regional ou Nacional). Esta produção crescente coloca o curso em um patamar atingido por poucas instituições na Região Sudeste: se transformar em uma das principais referências de produção científica regionais na Comunicação.

“Graças ao trabalho de alunos, professores e da direção, o curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena participa com destaque dos principais fóruns de desenvolvimento das Ciências da Comunicação, como Intercom e ALCAR. Além disso, diversos trabalhos também são apresentados fora do país, um importante indicador da qualidade dos trabalhos e produtos desenvolvidos aqui”, observou o coordenador do curso, professor Felipe Alvim.

Dedicação e trabalho

O aluno Erton Rocha, do 5º período, participará de seu primeiro Intercom Sudeste e apresentará trabalho na sexta-feira (27). Ele considera que, antes mesmo de participar, a experiência é bem construtiva:

“Participar do Intercom pela primeira vez para mim tem sido uma experiência bem construtiva. Vivenciar desde o planejamento dos trabalhos até a organização para ir ao evento é muito interessante. Espero poder aproveitar o evento da melhor maneira possível, conhecendo e aprendendo com outros profissionais da comunicação, além de prestigiar os trabalhos dos colegas de curso”.

Para a egressa Marina Franco, que participa do Intercom Sudeste desde o 1º período, o evento deste ano marca a despedida do Intercom Júnior e do Expocom. Ela considera que a experiência foi muito boa para sua formação:

“Desde 2018, meu primeiro ano de curso de Publicidade, participei de todos os Intercom Sudeste. É uma experiência incrível participar e escrever estudos para esse congresso que tanto agrega aos estudantes e à comunidade acadêmica. Nos anos de 2020 e 2021, em meio à pandemia, participamos do congresso de forma online e tivemos, no último ano, o grande prazer de receber um prêmio Expocom, algo que eu e meus colegas de grupo sempre almejamos. Agora, encerramos essa jornada com cinco trabalhos aprovados. Essa é nossa última oportunidade de participar do Intercom como recém-graduados e foi uma experiência linda. Estamos na expectativa de um novo prêmio”, completou.

De acordo com o professor Henrique Kopke, a participação dos alunos do Unipac Barbacena no Intercom Sudeste é satisfatória:

“Como professor, reitero a importância da participação de nosso corpo discente em eventos acadêmicos como congressos, simpósios e seminários. Quando uma aluna ou aluno apresenta seu próprio trabalho em um espaço legitimador da ciência, ocorre uma sensação de satisfação com o conhecimento apreendido pelos anos de estudos e dedicação à faculdade. Assim nascem aquelas e aqueles de legitimarão os trabalhos acadêmicos e que defenderão o ensino com maior propriedade e pertencimento”.

Já para o professor Ricardo Rios, o alto número de trabalhos aprovados demonstra o interesse dos alunos pela pesquisa:

“A aprovação de 15 trabalhos demonstra que nossos alunos desenvolveram grande interesse pela área da pesquisa e, sobretudo, aplicaram o conhecimento obtido em sala de aula de forma prática em textos e produtos. Além disso, a alta aprovação no Expocom Sudeste mostra que os trabalhos desenvolvidos em disciplinas possuem muita qualidade e conseguem representar Minas Gerais à altura na disputa regional”.

Trabalhos aprovados

Para o Intercom Júnior foram aprovados os seguintes trabalhos:

  • Marketing Social na prática: o caso do documentário Eu Conto a Minha História (aluna líder: Marina Franco; orientador: Prof. Ricardo Rios)
  • Ostentação Fora do Normal: a Arquitetura de Marcas da Lacoste como ferramenta na projeção do luxo pelo gênero Ostentação (aluna líder: Jade Souza; orientador: Prof. Ricardo Rios)
  • Minimalismo na Arquitetura de Marcas: o processo evolutivo da marca Apple (aluno líder: Hugo Melo; orientador: Prof. Ricardo Rios)
  • Arquitetura de Marcas e Arte: um estudo de caso da marca Shein (aluno líder: Mateus Lisboa; orientador: Prof. Ricardo Rios)
  • Da Queda do Olimpo ao Renascimento: análise da Curva Olimpiana de Karol Conká no Big Brother Brasil 21 (aluno líder: Erton Rocha; orientador: Prof. Ricardo Rios)

Para o Expocom foram selecionados os seguintes trabalhos:

  • Eu conto a minha história (aluna líder: Anna Luiza Rosa Cabral; orientador: Prof. Ricardo Rios; Categoria CA02 – Filme de não ficção/documentário/docudrama)
  • Spot publicitário “Eu conto a minha história” (aluna líder: Marina dos Santos Franco; orientador: Prof. Ricardo Rios; Categoria PP05 – Spot)
  • Anúncio impresso Pão de Queijo Roselanche (aluna líder: Kethuley Eduarda Ribeiro Martins; orientador: Prof. Henrique Kopke; Categoria PP08 – Anúncio impresso)
  • Cartaz Vacinei por Amor (aluno líder: Otávio Henrique Ferreira Lima; orientador: Prof. Ricardo Rios; Categoria PP09 – Cartaz)
  • Marketing social e outdoor: Eu conto a minha história (aluno líder: Pablo Henrique da Costa Silva; orientador: Prof. Ricardo Rios; Categoria PP10 – Outdoor)
  • #TMJemCasa: campanha publicitária digital de marketing social (aluno líder: Washington Luiz da Silva Lima; orientador: Prof. Ricardo Rios; Categoria PP11 – Estratégia publicitária para mídia digital)
  • Publicidade para PDV: QR Code do cuidado (aluna líder: Juliana de Oliveira Beck; orientador: Prof. Ricardo Rios; Categoria PP12 – Publicidade em mídia alternativa)
  • Design gráfico de identidade local: City Branding da cidade de Desterro de Melo (MG) (aluno líder: André Fellipe da Silva; orientador: Prof. Ricardo Rios; Categoria PT03 – Design gráfico de identidade)
  • Reformulação de embalagem: Roselanche (aluna líder: Bianca Fabiana de Miranda; orientador: Prof. Henrique Kopke; Categoria PT04 – Embalagem)
  • Mega Laser: conscientização dos jovens em meio à pandemia (aluna líder: Ana Cristina Puygcerver Santos; orientador: Prof. Ricardo Rios; Categoria PT07 – Charge/caricatura/ilustração)
Curso de Publicidade do UNIPAC Barbacena tem o maior número de aprovações do Intercom Sudeste 2022 em MG
Curso de Publicidade do UNIPAC Barbacena tem o maior número de aprovações do Intercom Sudeste 2022 em MG

Política de Privacidade | Política de Cookies