Notícias UNIPAC

Professora de Enfermagem do Unipac Barbacena fala sobre a campanha Outubro Rosa

Outubro Rosa

A campanha é realizada anualmente e traz temas importantes sobre o cuidado com a saúde 

O Outubro Rosa é uma campanha realizada anualmente e tem como objetivo conscientizar e informar as mulheres sobre o Câncer de Mama. Para falar sobre o assunto convidamos a professora do curso de Enfermagem, Juliana Nascimento de Barros Rodrigues, que leciona a disciplina  “Enfermagem em Saúde da Mulher” no Unipac Barbacena. Confira abaixo: 

As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviços de saúde para o seu  próprio atendimento, mas, são também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade.

Atualmente, a atenção à saúde da mulher é considerada uma prioridade. Nesse sentido, reflete o compromisso dos profissionais com a implementação de ações de saúde que contribuam para a garantia dos direitos humanos das mulheres e diagnóstico de doenças de forma precoce, aumentando significativamente a chance de cura ou até mesmo  sua prevenção, evitando que aconteçam.

Ter conhecimento sobre quais são os cuidados essenciais com a saúde da mulher  garante longevidade, além de uma qualidade de vida ainda melhor. Você, mulher, sabe  quais são esses cuidados?

• Avaliações periódicas de saúde
• Alimentação saudável
• Controle do peso
• Aumento da ingestão de água
• Redução da ingestão de sal
• Evitar o tabagismo
• Saúde Mental e espiritual
• Autoestima – ter vontade de cuidar de sua saúde

Portanto, para garantir esse cuidado integral à mulher e as ações de saúde que contribuem para sua qualidade de vida, o mês de outubro é dedicado ao movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

  1. O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, onde foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

  1. Quais são as principais recomendações sobre a doença?

As principais recomendações são as estratégias para a detecção precoce do câncer de mama como o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença) e o rastreamento (aplicação de teste ou exame numa população sem sinais e sintomas sugestivos de câncer de mama, com o objetivo de identificar alterações  sugestivas de câncer e, a partir daí, encaminhar as mulheres com resultados anormais para investigação diagnóstica).

Selo CIPA
Selo CIPA

Política de Privacidade | Política de Cookies