Alunos do curso de Psicologia do UNIPAC promovem Campanha “Mulher – Valor e Respeito”

Campanha “Mulher - Valor e Respeito”

A campanha tem como objetivo a doação de absorventes e demais produtos de higiene íntima para mulheres socialmente vulneráveis

O mês de março é dedicado às mulheres, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 08. Pensando nisso e, diante do compromisso social e político da Psicologia, os alunos do curso do Unipac Barbacena, propuseram a Campanha “Mulher – Valor e Respeito”, a qual visa a doação de absorventes íntimos e demais produtos de higiene íntima para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O principal objetivo é mobilizar os alunos do UNIPAC Barbacena para uma ação que visa assegurar às mulheres socialmente vulneráveis um direito básico. As doações podem ser feitas até amanhã, dia 11/03, em dois pontos: Campus Santa Tereza, na entrada na unidade, e no Campus Magnus, em frente à sala dos professores.

De acordo com a Cartilha Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdades e Violações de Direitos – Unicef (2021), a pobreza menstrual é um conceito que reúne em duas palavras um fenômeno complexo, transdisciplinar e multidimensional, vivenciado por meninas e mulheres devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação.

Por fim, segundo a Cartilha, a negligência de necessidades menstruais resulta em problemas que poderiam ser evitáveis, desde alergias/irritações até aqueles que podem resultar em óbitos, como a síndrome do choque tóxico. Do ponto de vista de saúde emocional, a pobreza menstrual pode causar desconfortos, insegurança e estresse, contribuindo assim para aumentar a discriminação que meninas e mulheres sofrem. A necessidade de enfrentamento da pobreza e redução das desigualdades incorpora urgência ao tratamento do problema da pobreza menstrual e seu impacto nas futuras gerações.