“Sujeitos de Direitos, Liberdade e Cuidado” foi o tema do evento da Psicologia em alusão a 18 de maio

Com o tema “Sujeitos de Direitos, Liberdade e Cuidado”, o curso de Psicologia do UNIPAC Barbacena, promoveu na penúltima semana uma série de eventos alusivos à data de 18 de maio

A data demarca a Luta Antimanicomial e o Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Com o tema “Sujeitos de Direitos, Liberdade e Cuidado”, o curso de Psicologia do UNIPAC Barbacena, promoveu na última semana uma série de eventos alusivos à data de 18 de maio. Este dia, de grande relevância para a sociedade, caracteriza-se pela demarcação da Luta Antimanicomial e também pelo Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

No dia 18/05, a Dra. Aparecida Rosângela Silveira, professora universitária e pesquisadora, palestrou sobre o tema Reforma Psiquiátrica e os desafios atuais em tempos de pandemia. Na sequência, Cibele Araújo Cabral, Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça de São Paulo, e Vivian Prado Pereira, Psicóloga e doutoranda em Ciências Sociais pela UFJF, discorreram sobre o Combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. No dia 19/05 foi promovido o “ALUCINE”, em que os acadêmicos Leonardo Feres e Thamyres Souza acompanhados pelo Professor Doutor Helder Pereira analisaram o documentário “Estamira”, debatendo sobre saúde mental, tratamento e Direitos Humanos.

Para Lucas Mendes, acadêmico do 7º período de Psicologia, estagiário de Saúde Mental no CAPS Transtorno Mental de Barbacena e participante de uma das ações do evento, o evento foi uma oportunidade de dar visibilidade a estes importantes temas. “Foi proporcionado para nós, alunos do curso de psicologia do UNIPAC BARBACENA, a possibilidade de juntos darmos maior visibilidade para esse tema de extrema importância e também para nossa participação enquanto futuros profissionais da psicologia e da saúde mental. Dessa forma, os eventos realizados com os diversos profissionais atuantes na saúde mental foram excelentes no abranger de todo o contexto da luta até o atual cenário e também no que diz respeito ao protagonismo dos alunos e dos profissionais que atuam em Barbacena. Logo, destaco que os debates demarcaram também uma visão bastante sintonizada de todos os profissionais e alunos que contribuíram com suas falas, no que tange os desafios éticos e técnicos como profissionais da saúde mental e como pessoas antimanicomiais da mesa.”

Como encerramento do evento, no dia 21/05, foi realizada a mesa-redonda “Diálogos sobre Saúde Mental, Políticas Públicas e Clínica”. Na oportunidade, as Psicólogas e Coordenadoras do CAPS Álcool e outras Drogas e CAPS Infantojuvenil, Thays Souza e Luiza Fernandes, acompanhadas por Bárbara Bastos, Psicóloga do CAPS Transtorno Mental, e do acadêmico Lucas Mendes, discutiram sobre as potencialidades e os desafios teóricos, técnicos, éticos e políticos do trabalho do Psicólogo nas Políticas Públicas de Saúde Mental.

Segundo o professor e coordenador do curso de Psicologia, Márcio Campos, os eventos possibilitaram ricas reflexões e discussões sobre temas importantes para a sociedade e para a Psicologia, enquanto Ciência e Profissão. “As mesas contribuíram para que os alunos possam compreender e construir saberes por meio da experiência de profissionais de grande expressão na área, construindo lógicas de atuação que visam a consolidação de uma sociedade mais justa, promotora da defesa dos Direitos Humanos, materializando o compromisso ético-político da Psicologia”. O professor destacou ainda o engajamento dos alunos nos eventos, com a participação de grande público e com a produção de discussões de alto nível. “Além disso, a participação dos alunos nas mesas aponta para o protagonismo dos acadêmicos em seus processos de formação”, concluiu.