Notícias UNIPAC

Maio Roxo: professor do UNIPAC explica detalhes sobre a campanha internacional

A campanha é celebrada no dia 19 de maio e os dois principais tipos desta doença são a Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn

Campanha visa conscientizar sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)

A cada mês durante o ano, vários temas são abordados de forma lúdica com o objetivo de chamar a atenção e conscientizar a população sobre determinados assuntos. No mês de maio a campanha tem o tema “Maio Roxo”, e aborda as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). O professor do curso de Enfermagem do UNIPAC Barbacena, Moisés de Almeida Silva, preparou um texto explicativo sobre a data. Confira: 

No dia 19 de maio é celebrado o Dia Internacional das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), motivo pelo qual este mês é conhecido por “Maio Roxo”.  A data tem como objetivo alertar toda a sociedade sobre as DII e a importância de seu diagnóstico precoce. A DII é uma doença crônica que acomete o trato digestivo. Os dois principais tipos desta doença são a Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn. 

As causas continuam desconhecidas, entretanto, acredita-se que a doença se desenvolva em pessoas geneticamente predispostas, associadas a fatores imunológicos e ambientais. 

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos, hepáticos e fraqueza.  

Em crianças e adolescentes, as DIIs podem comprometer a curva de crescimento.  O quadro clínico vai depender da região atingida, da intensidade da inflamação, do comportamento da doença e de muitos outros aspectos. 

Passada a etapa de identificação dos sintomas, é hora de realizar exames de diagnóstico. Podem ser solicitadas pelo especialista: colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, biópsia do intestino, análises de sangue e fezes, e tomografia, dentre outros. 

Portanto, é importante, em qualquer destas situações acima citadas, imediatamente procurar uma equipe especializada entre médicos, enfermeiros e toda a equipe multidisciplinar e seguir todas orientações que lhe forem passadas.  

Fique atento, pois, quanto mais rápido o diagnóstico, melhor será a condução do tratamento, melhor será o prognóstico e a qualidade de vida. 

Professor do curso de Enfermagem do UNIPAC Barbacena, Moisés de Almeida Silva
Professor do curso de Enfermagem do UNIPAC Barbacena, Moisés de Almeida Silva
Selo CIPA
Selo CIPA


Política de Privacidade | Política de Cookies