UNIPAC realiza ensino remoto e alunos aprovam a medida

Aula remota UNIPAC

Em meio à pandemia do novo Coronavírus a população tem se reinventado a cada dia a fim de adaptar suas atividades da melhor forma possível. Um exemplo desta adaptação foi o início do ensino remoto. Na UNIPAC, desde o comunicado de obrigatoriedade de paralisação das atividades presenciais, direção e professores estão se desdobrado e se empenhando para oferecer a melhor plataforma de ensino para seus alunos, com qualidade e todo o suporte necessário ao aprendizado.

Paralelo a isso, os gestores também tiveram que se adaptar e buscar incessantemente novos recursos que auxiliem de maneira eficaz a modalidade de ensino imposta pela situação atual e que seja capaz de suprir com qualidade a ausência do ensino presencial. Por isso muitos investimentos foram feitos nas unidades com o objetivo de aprimorar a qualidade do sistema e, desta forma, melhorar a plataforma de ensino e ampliar as possibilidades. Além dos professores, o setor administrativo também está em atuação, oferendo suporte técnico a qualquer momento que se fizer necessário.

Abaixo depoimentos de alunos e professores, que viram a real eficácia da modalidade e aprovam o ensino:

O estudante do 2º período de Administração da UNIPAC Lafaiete, Guilherme Luiz Duarte Ferreira, reconhece que o problema é mundial e ressalta a agilidade da Instituição na solução do problema ocasionado pela pandemia. “Diante do cenário de pandemia, a faculdade rapidamente se prontificou para nos atender à distância”.

A professora do curso de Pedagogia da UNIPAC Lafaiete, Adriana Carneiro, também relatou sua experiência com a nova modalidade de ensino remoto e conta como tem sido a adaptação à nova realidade. “Nós professores temos trabalhado muito, comprometidos com o desenvolvimento e aprendizado dos alunos, estamos utilizando de diversos recursos e inovando as metodologias, tornando-as mais ativas. As atividades do ensino remoto na UNIPAC iniciaram imediatamente, assim que as aulas presenciais foram suspensas devido à pandemia. Preocupada com a aprendizagem dos alunos, a instituição investiu em ferramentas para que o conhecimento de nossos alunos não fosse prejudicado. Não se preocupando apenas com carga horária, mas sim com o processo ensino e aprendizagem”.

O professor e coordenador do curso de Direito da UNIPAC Barbacena, Paulo Afonso de Oliveira Junior, se diz orgulhoso da rapidez que a UNIPAC se adaptou ao sistema de aulas remotas. “Já nos primeiros dias em que as autoridades educacionais e de saúde suspenderam as aulas presenciais, o UNIPAC já estava com o sistema de aulas remotas integralmente implementado. Com certeza se trata de uma situação excepcional em que temos muito a nos orgulhar, pois o mundo parou, e nós mantivemos a escola aberta, e isso é muito significativo, pois não é só a manutenção de um sistema de ensino aprendizagem que conseguimos manter ativo nesta pandemia, mas na realidade mantivemos vivo o sonho de muitos de nossos alunos, mantivemos vivo o futuro de nossos acadêmicos”.

Para a estudante do 7° Período do curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena, Franciane Aparecida de Fátima Ferreira, o UNIPAC, desde o ensino presencial, já disponibilizava uma boa plataforma de acesso remoto. “Tanto para os alunos, quanto para os professores, através da plataforma é possível fazer postagens de conteúdos escritos ou em forma de vídeos, atividades, provas e também a possibilidade de aulas ao vivo. E, com uma rápida e acertada decisão institucional para evitar que a pandemia causasse prejuízo em nossa vida acadêmica esta plataforma tem potencializado o ensino remoto com aulas ao vivo e aulas online. Percebo que todos os professores e coordenação de curso estão o tempo todo presentes, buscando nos auxiliar em todos os momentos de insegurança e ansiedade que essa mudança nos causou inicialmente. A relação professor-aluno e as trocas de experiência e conhecimentos se mantiveram da mesma forma, sem prejuízo para nós estudantes”, afirmou Franciane.

Coordenador do curso de Pedagogia, Adriano Nascimento “A adoção pelo UNIPAC dos recursos educacionais interativos disponibilizados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem,   como sendo o meio institucional  para a continuidade da oferta das aulas, de forma remota, à todos os estudantes  neste momento de pandemia,  é  a demonstração mais sólida do compromisso institucional com  garantia do percurso acadêmico dos discentes e com a mantença da qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido  nas mais diversas áreas.

Com as aulas remotas percebo claramente que, temos democratizado ainda mais o acesso ao ensino, propiciado aos estudantes fazerem a gestão do seu tempo de aprender e ainda preservado o que tem de mais belo na práxis pedagógica que é a relação professor x aluno e conhecimento”.