Curso de Serviço Social é mais uma novidade do Vestibular 2020 UNIPAC Barbacena

O profissional de Serviço Social ajuda a melhorar a vida das pessoas, através de contato direto

Além dos cursos de Odontologia e Medicina Veterinária, o UNIPAC está com mais uma nova graduação em sua grade. Agora, a Instituição também tem inscrições abertas para Serviço Social. Os interessados já poderão dar início à formação no primeiro semestre de 2020.

O processo seletivo para o novo curso de Serviço Social poderá ser realizado por meio do Vestibular Tradicional, cuja prova acontecerá no dia 24 de novembro; ou pelo aproveitamento da nota no Enem (que pode ser de 2016, 2017, 2018 ou 2019). Em ambos os casos, para realizar a inscrição, basta que o candidato acesse o site www.vestibular.unipac.br, onde fará a opção pela modalidade de processo seletivo. Neste site, os interessados também poderão verificar os benefícios exclusivos para os alunos UNIPAC, mais informações sobre o curso, infraestrutura e muito mais.

O curso

O curso de Serviço Social vai contar com uma equipe de professores altamente capacitados, laboratórios com equipamentos modernos para as aulas práticas. Para as aulas teóricas, salas amplas, arejadas, bem iluminadas, com acesso à internet (wi-fi) e kit multimídia. Os graduandos terão uma formação sólida, aliando conhecimentos adquiridos em sala de aula com as práticas realizadas nos laboratórios, desde os períodos iniciais.

Todo o conteúdo é voltado para que o aluno compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. Desde o início, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em diversos espaços institucionais e sociais.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para assistentes sociais tem se expandido bastante nos últimos anos, graças à diversificação de talentos dos profissionais da área. Se antes eles estavam muito focados no campo de atuação tradicional, agora há todo um mundo novo a ser explorado.

Campo de atuação tradicional de Serviço Social

O curso de Serviço Social forma profissionais que terão contato direto com as pessoas. Podemos incluir nesta lista os dependentes químicos, as crianças abandonadas, as populações de rua, pessoas em situação de extrema pobreza, refugiados, etc.

O mercado de trabalho tornou-se especialmente atrativo nas cidades mais pobres do interior do País ou nas áreas periféricas das grandes cidades, onde os problemas se agravam. Nesses locais, a presença do assistente social é mais do que necessária.

Outros setores tradicionais do assistente social são:

– Entidades Filantrópicas

– Escolas e Universidades

– Presídios e Casas de Recuperação de Menores

– Centros de Saúde

– Sindicatos

– Creches

Novo campo de atuação de Serviço Social

A partir do momento em que as empresas se deram conta de que era preciso valorizar seus funcionários e melhorar a qualidade de vida das pessoas impactadas pela atividade econômica da companhia, a presença de um assistente social tornou-se indispensável. A exigência de setores da sociedade para que as empresas tenham uma conduta mais responsável e minimizem o impacto socioambiental de suas atividades econômicas permitiu aos assistentes sociais trabalharem no desenho de projetos de apoio a essas populações. Os assistentes sociais participam desde o estudo de viabilidade até a transferência das famílias e adaptação ao novo ambiente.

No setor de Recursos Humanos, o assistente social pode trabalhar na definição de políticas de valorização de pessoas, retenção e atração de novos talentos, na prestação de auxílio às pessoas que foram demitidas, entre outras atividades.

Informações do curso:

Duração: 4 anos/8 períodos.