Notícias UNIPAC

Egressa de Farmácia recebe certificado do CRF-MG por seu projeto “Microbiologia sem Fronteiras”

Uma egressa do curso de Farmácia do UNIPAC Barbacena, a farmacêutica Beatriz Cruz Machado Guido Fonseca, se destacou recentemente ao receber a certificação do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF-MG) pelo seu notável projeto “Microbiologia sem Fronteiras”. Beatriz participou do programa Atitude Farmacêutica, desenvolvendo um trabalho de relevância na cidade de Teófilo Otoni.

O projeto “Microbiologia sem Fronteiras” demonstrou um comprometimento excepcional com a área farmacêutica e a promoção da saúde. Segundo a ex-aluna do UNIPAC, ele nasceu ao compartilhar o processo e resultados do Projeto “Seres vivos: a vida que a gente não vê”. Beatriz explica a inciativa de seu projeto: “Meu objetivo foi alcançar mais grupos em diferentes faixas etárias e população, semear a percepção e conscientização ao mundo microbiológico, bem como promover ações de educação e auxiliar em equipes multidisciplinares em diagnósticos diferenciais em doenças de pele”.

Ela complementa salientando que “o perfil epidemiológico e etiológico das micoses passa por um período de transição, aumentando efetivamente o número de casos destas em todo mundo, inclusive a incidência de infecções oportunistas”. Logo, a realização deste trabalho teve o intuito de, através do estudo bibliográfico científico atual das micoses superficiais, cutâneas e subcutâneas, junto às normatizações da Vigilância Sanitária em Biossegurança e Manual de Boas práticas, identificar possíveis ameaças à saúde pública e sugerir medidas preventivas e corretivas”.

Além de seus projetos na área da pesquisa, onde mantém seu compromisso com a responsabilidade social, Beatriz também segue carreira docente e tem seu empreendimento. A farmacêutica é professora de Bioquímica Prática na Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) e mantém uma Drogaria na cidade de Antônio Carlos.

Ao seu sucesso, Beatriz credita o UNIPAC como pilar essencial. “Vejo traços de grandes professores conceituados em minhas práticas. Tem características que são inerentes à minha personalidade, mas o contato neste ambiente acadêmico me permitiu enorme desenvolvimento. Me lembro muito das minhas aulas teóricas e práticas com a professora Ana Ribeiro, de Parasitologia, onde, através de situações presenciais, aprendi em profundidade. Recordo com muito carinho da professora Ana Paula Pôssa de Imunologia Clínica e Microbiologia Clínica. Ela sempre foi do movimento prático. Foi através dela que conheci a Doutora Raquel Vilela, com quem atualmente realizo projetos”, destaca.

“Meu professor Ronaldo Martins, de Semiologia Médica, era único em suas explicações e eu adorava aquela aula. Aprendi bastante com ele e hoje em dia trabalhamos juntos na FAME. E como ética é o pilar de nossa profissão, não posso deixar de citar a professora Fátima. Poderia falar de muitos outros aqui, pois fizeram muita diferença em minha vida e ajudaram a trazer para fora o que há de melhor em mim”, completa.

Beatriz finaliza agradecendo e relembrando com gratidão uma matéria publicada pelo UNIPAC em 2023: “O UNIPAC contribuiu com a matéria e divulgação em 2023, fez parte! E agora em 2024 agradeço pela oportunidade! Só confirma a solidez sobre a minha formação e alegria pelo desenvolvimento”.

O UNIPAC Barbacena se orgulha do sucesso de seus egressos e destaca a importância de projetos como “Microbiologia sem Fronteiras” no desenvolvimento profissional e na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante a graduação em Farmácia.


Política de Privacidade | Política de Cookies