Unipac Barbacena sediará o Intercom Sudeste 2024

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) anunciou que o Unipac Barbacena será a sede do Intercom Sudeste 2024, o congresso regional das Ciências da Comunicação. O evento acontecerá dos dias 30 de maio a 01 de junho e reunirá estudantes, pesquisadores, professores e profissionais de todas as áreas das Ciências da Comunicação. Com o tema “Comunicação em tempos de inteligência artificial: ampliação ou redução das desigualdades sociais”, o Intercom Sudeste 2024 espera reunir cerca de 1.000 congressistas em Barbacena.

Esta será a primeira vez que uma cidade da região do Campos das Vertentes receberá o evento. Segundo o Diretor Regional Sudeste da Intercom, professor Franco Dani, a escolha do Unipac Barbacena aconteceu pela estrutura da instituição e de Barbacena:

“Para uma cidade sediar o Intercom Sudeste, é fundamental que tenha boa estrutura de hotelaria, serviços, universidade bem equipada e acesso fácil aos estados da Região Sudeste. A candidatura do Unipac Barbacena cumpriu esses requisitos e foi apta a sediar nosso 27º Congresso Regional”.

O professor Fábio Andrada, reitor do Unipac, diz que receber o Intercom Sudeste 2024 coroa a relação entre a instituição e os congressos da Intercom:

“Para o Unipac Barbacena é um prazer receber um dos maiores congressos científicos da América Latina em nossa casa. Temos uma bela história nos congressos da Intercom, através de várias pesquisas publicadas e prêmios conquistados. Sediar o Regional no próximo ano coroa essa história. Esperamos todos em Barbacena no próximo ano”.

As inscrições do Intercom Sudeste 2024 iniciam apenas no próximo ano, mas o Organizador Local do evento, professor Ricardo Rios, garante que os congressistas já podem se preparar:

“Estamos construindo há meses uma programação imperdível, com nomes consagrados no mercado nacional da Comunicação e na ciência. Até maio, divulgaremos uma série de atrações para que os congressistas aproveitem cada momento do Intercom e de Barbacena”.

Um dos nomes confirmados é o do publicitário mineiro Epaminondas Paulino. Atual copresidente do Clube de Criação de São Paulo, uma das principais entidades da Publicidade brasileira, Paulino ministrará uma masterclass.

Comemoração em dose dupla

2024 também marca o Jubileu de Prata do Curso de Publicidade e Propaganda do Unipac Barbacena, anfitrião do próximo Intercom Sudeste. O Coordenador do curso e Vice-Coordenador do Intercom Sudeste 2024, professor Felipe Alvim, explica que o evento trará uma programação especial para celebrar os 25 anos:

“Estamos montando uma trilha de conhecimento especial para Publicidade e Propaganda, que culminará com um momento especial para alunos e ex-alunos do curso, onde celebraremos os 25 anos do melhor curso de Publicidade da região com todos os nossos colegas da Região Sudeste”.

Intercom e Unipac Barbacena

Nos últimos anos, o curso de Publicidade e Propaganda do Unipac Barbacena se transformou em uma potência regional nos congressos da Intercom. Desde 2018, alunos, egressos e professores já apresentaram 77 estudos científicos no Intercom Sudeste e no Intercom Nacional. Em 2022, 10% de todos os trabalhos de alunos da graduação apresentados no Intercom Sudeste (realizado em Niterói-RJ) foram do Unipac Barbacena. No Prêmio Expocom, o Unipac possui 35 produtos finalistas, sendo seis deles vencedores do Expocom Sudeste e três do Nacional.

Entre os cursos de Publicidade e Propaganda de Minas Gerais, o do Unipac Barbacena é o que mais aprovou trabalhos nos eventos da Intercom desta década, mostrando a qualidade da produção desenvolvida em sala de aula.