Estudantes de Direito do UNIPAC Barbacena participam de Júri Simulado

Na noite de segunda-feira, o curso de Direito do UNIPAC Barbacena promoveu um Júri Simulado, que aconteceu nas dependências do Tribunal do Júri no Fórum Mendes Pimentel. A atividade, organizada pelos professores Marco Sampaio e Rodrigo Varejão, contou com a participação das turmas de 4º a 7º períodos.

O Júri Simulado proporciona aos alunos a oportunidade de colocar em prática o exercício pleno do discurso e da oratória perante o público. “O Tribunal do Júri é considerado o ápice da Advocacia Criminal e do Ministério Público, sendo o local onde o Direito é apresentado à sociedade nos casos de crimes dolosos contra a vida, como homicídios”, explica o professor Marcos Sampaio.

O evento seguiu todo o rito determinado pelo Código de Processo Penal, utilizando um caso concreto como base. O processo incluiu o sorteio dos jurados, a produção de provas em plenário e, por fim, os debates entre a acusação e a defesa. No caso em questão, que envolvia uma briga de trânsito resultante em uma morte por disparo de arma de fogo, a votação do 3º quesito pelo Conselho de Sentença resultou em uma absolvição por legítima defesa, com uma maioria de votos de 4×3.

“O Júri Simulado foi uma experiência enriquecedora para os estudantes, que puderam vivenciar de perto a dinâmica de um julgamento real, aprofundando seus conhecimentos e desenvolvendo habilidades essenciais para a prática jurídica”, finaliza Marcos.