Notícias UNIPAC

Curso de Publicidade do UNIPAC Barbacena tem o maior número de aprovações do Intercom Sudeste pelo terceiro ano seguido

Nos dias 01 a 03 de junho, Niterói (RJ) sedia a 28ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom) na região Sudeste. Neste ano, os alunos e egressos do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena estarão com um número recorde de trabalhos para apresentação: 20, sendo nove selecionados para o Intercom Júnior e 11 produtos de Comunicação para o Expocom. É o terceiro ano consecutivo, entre todas as faculdades de Publicidade e Propaganda em Minas Gerais – federais e privadas, em que o curso do UNIPAC Barbacena é o que mais aprova trabalhos no Congresso. Entre todos os cursos da área de Comunicação Social da região, o curso de Publicidade foi o que mais aprovou trabalhos.

O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos científicos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados. O Prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Em 2022, alunos do UNIPAC venceram o Expocom Sudeste em quatro categorias e conquistaram o Expocom Nacional, realizado em setembro de 2022 na cidade de João Pessoa (PB), em outras duas.

Evolução em números

Com os 20 trabalhos apresentados neste ano, as estatísticas mostram que, desde 2018, os alunos e egressos do curso de Publicidade do Unipac Barbacena já apresentaram mais de 60 trabalhos apenas nos congressos da Intercom (seja Regional ou Nacional). Esta produção crescente coloca o curso em um patamar atingido por poucas instituições na Região Sudeste: ser uma das principais referências de produção científica regionais na Comunicação.

“Após a nota 4 do MEC do curso, outro fator de qualidade do curso é a participação em eventos como o Intercom Sudeste. Graças ao trabalho de alunos, professores e da direção, o curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena participa, há anos, com destaque dos principais fóruns de desenvolvimento das Ciências da Comunicação, como Intercom e ALCAR”, observou o coordenador do curso, professor Felipe Alvim.

Trabalhos aprovados

Para o Intercom Júnior foram aprovados os seguintes trabalhos:

Marketing Verde na Web: possibilidades de aplicação no Ecoturismo (aluna líder – Yanka Mirele Freitas Malta / Orientador: Professor Ricardo Rios)

O estado da arte da Pesquisa & Desenvolvimento de Aplicativos no Campo da Comunicação: verificação das bases do Intercom Sudeste (aluno líder – Erton Rocha Gomes Pereira / Orientador: Professor Ricardo Rios)

Marketing Social Aplicado: proposta de evento para apresentação da Associação Mary Jane Wilson à sociedade (aluno líder – Matheus de Souza Silva / Orientador: Professor Ricardo Rios)

Anitta e o reposicionamento da mulher na Sociedade do Espetáculo (aluna líder – Lara Wiermann Chaves de Oliveira / Orientador: Professor Alexandre Costa)

A representação social do brasileiro nas copas de 1994 e 2014 nos jingles da Brahma (aluna líder – Ana Luiza Chitarra de Faria / Orientador: Professor Alexandre Costa)

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo? Uma análise da dicotomia ética e paixão através do comercial “Isso aqui é Flamengo” (aluna líder – Jade Oliveira Pereira de Souza / Orientador: Professor Ricardo Rios)
Sede de Sucesso: o uso de conceitos da Gestalt na Direção de Arte das campanhas publicitárias da Coca-Cola (aluna líder – Josiane Maria Luiza Elias / Orientador: Professor Ricardo Rios)

A Indústria Cultural e a Sociedade do Espetáculo: caminhos para uma reflexão sobre as redes (aluna líder – Rayane Vitoria Campos / Orientador: Professor Alexandre Costa)

Brand Awareness no Ponto de Venda: o caso da Queijaria Diplomata (aluno líder – Hugo Michel de Melo Pinto / Orientador: Professor Ricardo Rios)

Para o Expocom foram selecionados os seguintes trabalhos:

Anúncio impresso “Seractil 200 – Porque suas costas precisam de férias” (aluna líder – Bianca Fabiana de Miranda / Orientador: Professor Ricardo Rios)

Jingle Hino da Amajw (aluno líder – Matheus de Souza Silva / Orientador: Professor Ricardo Rios)
Campanha pelo fim HIV (aluno líder – Gustavo Andrade de Medeiros / Orientadora: Professora Helen Oliveira)

Spot Publicitário “Queijo do Bom. Queijo Diplomata” (aluno líder – Mateus Lisboa Josefo / Orientador: Professor Ricardo Rios)

Preservação audiovisual: o vídeoclipe do Hino da Associação Mary Jane Wilson (aluna líder – Juliana de Oliveira Beck / Orientador: Professor Ricardo Rios)

Redesign gráfico de identidade: rebranding Laticínios Diplomata (aluno líder – André Fellipe da Silva / Orientador: Professor Ricardo Rios)

Embalagem caixa MDF Laticínios Diplomata (aluna líder – Kethuley Eduarda Ribeiro Martins / Orientador: Professor Ricardo Rios)

Mapa dos Sabores: drinks como identidade gastronômica de Barbacena-MG (aluna líder – Ana Luiza Chitarra de Faria / Orientador: Professor Alexandre Costa)

Aplicativo como produto publicitário: IMC Pulsar (aluna líder – Jade Oliveira Pereira de Souza / Orientador: Professor Ricardo Rios)

Seu Salvador: a persona de um destino turístico (aluna líder – Josiane Maria Luiza Elias / Orientador: Professor Ricardo Rios)

Jogo de tabuleiro: Mundo do Terror (aluna líder – Isabella Coelho Vieira / Orientador: Professor Ricardo Rios)

Cobertura especial

Os alunos da disciplina de Mídias Sociais do curso de Publicidade e Propaganda, ministrada pelo professor Ricardo Rios, farão cobertura especial do evento no Mundo Publi, um projeto multiplataforma da matéria que atuará em diversas redes sociais. Para acompanhar, acesse https://mundo-publi.blogspot.com


Pular para o conteúdo

Política de Privacidade | Política de Cookies