Notícias UNIPAC

Ex-aluna do Unipac realiza projeto integrador em Microbiologia para Ensino Fundamental

Graduada em Farmácia pelo Unipac, a microbiologista Beatriz Fonseca realizou o projeto “Seres vivos – A vida que a gente não vê”. A atividade foi implantada na Escola Estadual Pio XI e repetida no Angher, Conexão e Sesi, permanecendo até hoje como ensinamento em suas aulas enquanto professora da FAME.  

A ideia do projeto surgiu quando Beatriz, ao receber diversos relatos de professoras, percebeu a urgência de conscientizar sobre a importância do hábito de higiene como forma de prevenção às infecções, principalmente se tratando de escolas. A pluralidade de microrganismos do dia a dia, que podem ser bactérias, fungos ou vírus, é prejudicial à saúde e pode colocar em risco a vida dos seres humanos. 

A especialista acredita que a solução é disseminar conhecimento e faz uso de sua profissão para criar uma percepção ao mundo microbiológico.

Segundo a idealizadora, o maior desafio da integração foi “tornar o abstrato materializado no concreto”, ou seja, deixar o mundo microbiológico visível para os alunos. Para alcançar o resultado desejado, a profissional conduziu suas atividades de forma didática, transformando os participantes da ação em cientistas e pesquisadores.

O projeto extrapolou as expectativas da farmacêutica, que entendeu a necessidade de expandir suas ideias. Assim surgiu o artigo “Psicomotricidade e hábitos de higiene na prevenção às infecções: Transformando a rotina de alunos na escola”, apresentado pela ex-aluna à UCAM. O trabalho contou com mais detalhes e registros dos momentos de aprendizado, técnicas e impacto na conscientização e vida dos alunos.

Beatriz faz questão de deixar registrada sua gratidão pela colaboração das professoras Aline, do Pio XI, Flávia, do Angher, Fernanda Dias (Angher e Sesi). As educandas foram fundamentais na condução do projeto, de acordo com o relato da microbiologista.

Finalizando, a ex-aluna do Unipac declara seu amor pela profissão que escolheu seguir. “Amar é ação de servir a qualquer hora. É cuidar, é promover saúde, é salvar vidas! Sou feliz em ser farmacêutica”, finaliza.


Política de Privacidade | Política de Cookies