Aluno da Publicidade conquista Prêmios Lusófonos e encerra ano de premiações do curso

O aluno Erton Gomes, do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda do Unipac Barbacena, conquistou na última quarta-feira (14) a faixa bronze dos Prêmios Lusófonos da Criatividade, na categoria Estudantes Lusos. Erton foi o único brasileiro shortlisted na categoria e o único estudante premiado entre todos os países que participaram do 1º Quadrimestre 2022/2023 da premiação.

Erton produziu na disciplina de Agência Experimental, lecionada pelo professor Ricardo Rios, uma campanha publicitária para a operação portuguesa da empresa italiana Chicco. Reconhecida mundialmente por carrinhos de bebês e brinquedos para crianças, a filial em Portugal passou a produzir amaciantes de roupas. Querendo aumentar a venda desse tipo de produtos em supermercados, a Chicco desafiou estudantes do Brasil, Portugal e outros países de língua portuguesa a desenvolver soluções publicitárias para resolver a demanda. O júri do prêmio avaliou que o trabalho desenvolvido por Erton em sala de aula foi o único a conseguir atender a demanda da Chicco e o premiou com a faixa bronze.

Para o aluno, a conquista gerou muita alegria e foi gratificante:

“O sentimento de alegria foi uma mistura de reconhecimento e alívio porque o ano de 2022 foi um recomeço para o mundo. Viemos de dois anos de muita incerteza e aos poucos tivemos que nos readaptar no pós pandemia. Mas os resultados ao longo do ano vieram com inúmeras premiações regionais no Intercom/Expocom Sudeste, Expocom Nacional, Prêmios Lusófonos, artigos publicados em âmbito nacional e internacional e, mais uma vez, chegamos entre os melhores nos Prêmios Lusófonos da Criatividade. Ser premiado é muito gratificante, ainda mais com um prêmio internacional, mas minha maior felicidade é estar entre pessoas que buscam a excelência todos os dias, como meus professores do curso de Publicidade e Propaganda do Unipac, Alexandre, Felipe, Ricardo, Helen, Henrique e meus amigos de turma e egressos do curso. Sou grato a todo trabalho que tem sido feito e reconheço e me orgulho de fazer parte de um dos melhores cursos de comunicação do país”.

Neste ano, o curso conquistou sete trabalhos finalistas nos Prêmios Lusófonos. Além disso, em julho, os egressos Brenda Santos e Gabriel Winter também conquistaram a faixa bronze do Briefing Aberto dos Prêmios Lusófonos. Desde 2021, alunos e egressos do curso de Publicidade tiveram 18 trabalhos finalistas na premiação, sendo que 11 deles foram laureados.

Ano de premiações e trabalhos

A conquista do aluno Erton Gomes fecha um grande ciclo de premiações para o curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena, que foi o mais premiado de Minas Gerais em 2022. Neste ano, o curso foi finalista em 10 categorias do Expocom Sudeste e vencedor em quatro. No Expocom Nacional, realizado em João Pessoa (PB), o curso foi finalista de quatro categorias e foi campeão nacional em duas.

Nas produções acadêmicas, alunos, egressos e professores participaram de quatro congressos: Intercom Sudeste, Intercom Nacional, Simpósio Nacional de Comunicação Política e o Congresso Internacional de Comunicação e Ciência (CONCIEN). As participações geraram 42 trabalhos publicados neste ano.

Para o professor Felipe Alvim, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Unipac Barbacena, o alto número de premiações e publicações científicas ao longo de 2022 mostram o compromisso do curso em formar profissionais de excelência:

“A interface mercado-academia oferecida pelo nosso curso é única. Hoje nosso aluno sai da faculdade pronto para os desafios do mercado. E o alto número de premiações e publicações científicas de alunos e professores ao longo de 2022 reforçam o compromisso do curso em formar profissionais de excelência para o mercado. Parabéns aos alunos e ao Corpo Docente pelos ótimos resultados”, concluiu.