Notícias UNIPAC

Alunos e egressos do curso de Publicidade e Propaganda vencem Expocom Sudeste 2022

Alunos e egressos do curso de Publicidade e Propaganda vencem Expocom Sudeste 2022

Alunos e egressos do curso de Publicidade e Propaganda do Unipac Barbacena venceram, na manhã do último sábado (28), o Prêmio Expocom Sudeste 2022, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), dentro do 25º Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste (Intercom Sudeste), realizado na PUC Poços de Caldas. O curso conquistou quatro troféus nas categorias Outdoor, Embalagem, Design gráfico de identidade e Charge/caricatura/ilustração. Com as conquistas, os vencedores se preparam para representarem os estados da Região Sudeste no Expocom Nacional, que acontece em setembro, na cidade de João Pessoa (PB).

O Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é considerado o Oscar das faculdades de Comunicação no Brasil e é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. O curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena foi o único de todos os cursos da área em Minas Gerais a vencer o Expocom em 2022.

Os trabalhos premiados foram:

Marketing social e outdoor: Eu conto a minha história (aluno líder: Pablo Henrique da Costa Silva; orientador: Prof. Ricardo Rios; Categoria PP10 – Outdoor); Design gráfico de identidade local: City Branding da cidade de Desterro de Melo (MG) (aluno líder: André Fellipe da Silva; orientador: Prof. Ricardo Rios; Categoria PT03 – Design gráfico de identidade); Reformulação de embalagem: Roselanche (aluna líder: Bianca Fabiana de Miranda; orientador: Prof. Henrique Kopke; Categoria PT04 – Embalagem); Mega Laser: conscientização dos jovens em meio à pandemia (aluna líder: Ana Cristina Puygcerver Santos; orientador: Prof. Ricardo Rios; Categoria PT07 – Charge/caricatura/ilustração).

Como foi o Intercom Sudeste 2022?

Após deixarem o Campus Professor Bonifácio Andrada na noite de quarta-feira (25), alunos, egressos e professores do Curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena seguiram para Poços de Caldas e, na manhã de quinta-feira (26), começaram a apresentar os 10 trabalhos finalistas do Expocom Sudeste. As apresentações terminaram no final da tarde.

Após as apresentações, ainda na quinta-feira, os alunos participaram de uma palestra do professor Ricardo Rios para o curso de Relações Internacionais da PUC Poços de Caldas. O professor foi convidado para falar sobre a ligação entre o Eurovision Song Contest e as Relações Internacionais, assunto em que o professor é a principal referência acadêmica do Brasil.

Na sexta-feira (27), os alunos participaram de minicursos e workshops ofertados pelo evento ao longo do dia e à tarde aconteceram as apresentações de estudos científicos feitos pelos estudantes e egressos do Unipac Barbacena nas sessões do Intercom Júnior. Ao todo foram apresentados cinco artigos, que foram bastante elogiados pelos Coordenadores de Sessão e se tornaram referências para os demais participantes das mesas.

No sábado (28), a alegria e a festa da delegação do Unipac Barbacena contagiaram os resultados do Expocom Sudeste. Outras delegações também seguiram a festa dos representantes de Barbacena no evento e transformaram o auditório da PUC Minas em uma verdadeira celebração da Comunicação.

A aluna Loren Vale, do 7º período, teve neste ano seu primeiro contato com o Intercom Sudeste. Sua agência, a Pulsar, teve um artigo aprovado no Intercom Júnior e dois produtos finalistas do Expocom. Para ela, a participação no evento agregará muito à carreira:

“Participar do Intercom Sudeste foi ótimo em todos os quesitos possíveis. A experiência de apresentar e defender um trabalho para pessoas que você não conhece foi muito interessante e com certeza agregará muito à minha carreira. Tenho certeza que levarei para sempre as experiências, o networking e as conexões feitas aqui no evento. Além disso, o apoio dos nossos colegas de sala em todas as apresentações foi algo marcante. Foi como se sentir em casa! Esse conforto e torcida dos nossos colegas, que vibraram em cada apresentação do nosso curso e torceram genuinamente por cada um foi incrível”.

Já a aluna Jade Oliveira, que foi a líder do estudo científico da Agência Pulsar “Ostentação Fora do Normal: a Arquitetura de Marcas da Lacoste como ferramenta na projeção do luxo pelo gênero Ostentação”, disse que a troca de experiências trazida pelo evento é única:

“Foi muito bom ver que, durante a apresentação do trabalho, as pessoas entendiam os conceitos trazidos e depois conversavam conosco para discutir mais e debater além do momento em sala de aula, criando uma troca de experiências única! É muito legal ver a convergência dos diversos trabalhos apresentados com os nossos. Isso nos dá confiança para seguirmos adiante! Além disso, os colegas e o evento me fizeram sentir parte de uma verdadeira comunidade. Só tenho a agradecer aos colegas, professores, coordenação e ao Unipac por essa experiência ímpar”.

Ao todo, o evento contou com 600 participantes dos quatro estados da Região Sudeste e mais de 200 trabalhos aprovados. Apenas o curso de Publicidade do UNIPAC Barbacena correspondeu a 6,2% de todos os trabalhos aprovados no evento. O número é muito relevante, considerando a quantidade de participantes e de trabalhos aprovados, o que mostra o engajamento dos alunos na produção científica de qualidade.

Para o professor Henrique Kopke, orientador de um trabalho finalista e um vencedor do Expocom, ver os resultados de trabalhos de sala de aula ganhando reconhecimento é gratificante:

“É muito gratificante ver, como professor e orientador, os resultados de sala de aula sendo colhidos externamente. Mais interessante ainda foi notar que nossos alunos vieram a Poços de Caldas para viver a experiência do Intercom e aproveitar cada instante da programação. Na medida em que nosso grupo andava pela PUC, pelos diversos grupos de debates e fazia a festa na final do Expocom, as pessoas perceberam dentro do espaço que o Unipac é uma instituição forte no cenário regional das Ciências da Comunicação e que foi ao Expocom para vencer. Só tenho a agradecer ao Unipac e ao Professor Felipe Alvim pelo apoio e por permitir que nossos alunos vivenciem este importante momento para as carreiras acadêmicas”.

Segundo o professor Ricardo Rios, a qualidade dos trabalhos foi bastante elogiada pelos avaliadores e espectadores:

“Nosso resultado em Poços de Caldas foi incrível. Nós trouxemos cinco projetos de pesquisa que levaram a grandes discussões nos Grupos de Trabalhos entre os espectadores, com os avaliadores elogiando muito a qualidade desses trabalhos. Além disso, tivemos dez trabalhos de Expocom de alta qualidade, extremamente criativos, competitivos e prontos para uso no mercado. Esses trabalhos foram desenvolvidos ao longo do último ano em sala de aula. Além do momento de festa pelas conquistas em Poços, este momento é de agradecer. Para que todos chegassem aqui foi indispensável o suporte da direção do Unipac Barbacena, da FUPAC e do coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, professor Felipe Alvim, que sempre foi um grande incentivador para a busca do conhecimento. Também quero agradecer demais a todas as alunas e a todos os alunos que entenderam a proposta, que enfrentaram o desconhecido e conheceram o novo. Todos eles representaram muito bem nosso curso em Poços de Caldas”.

Para o Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, professor Felipe Alvim, a conquista mostra a excelência da formação ofertada no Unipac Barbacena:

“As recentes conquistas dos alunos e egressos no curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena demonstram o grau de comprometimento, empenho e dedicação de cada um. Este resultado, que nos transforma em protagonistas das Ciências da Comunicação no Sudeste, não é isolado. Aqui eu queria destacar o trabalho do nosso Corpo Docente, que busca uma interface e conexão com aquilo que o mercado de trabalho tem exigido dos profissionais. Essa prática com o mercado e a Academia que o Corpo Docente tem incentivado, vem gerando a produção de muitos estudos e conteúdos fundamentais na formação dos alunos e na contribuição com a sociedade. Com isso, conseguimos oferecer uma formação de excelência ao estudante. O curso conquistou, em menos de seis meses, as 10 finais do Expocom Sudeste, os cinco estudos aprovados no Intercom Júnior e seis shortlists no segundo quadrimestre dos Prêmios Lusófonos da Criatividade 2021/2022. Fica evidente que estamos preparando nossos futuros publicitários para os desafios globais do mercado”.

A caminho de João Pessoa

Os vencedores do Expocom 2022 têm um novo desafio: representar os quatro estados da Região Sudeste em setembro, no Expocom Nacional, que será realizado no 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional 2022). O evento acontecerá em João Pessoa (PB), na Universidade Federal da Paraiba (UFPB), de 5 a 9 de setembro de 2022. Egressos do curso de Publicidade e Propaganda do Unipac Barbacena, Pablo Silva e Anna Rosa se formaram em fevereiro deste ano e foram campeões do Expocom 2021 com a Agência Experimental 4mation, formada por eles e por Ana Puygcerver, Marina Franco e Germânio Silva. Vencedores de duas categorias neste ano (Outdoor e Charge/caricatura/ilustração), os alunos irão pela segunda vez defender a região Sudeste no Expocom Nacional. Para Pablo, as vitórias e trabalhos finalistas neste ano significam o retorno dos esforços em sala de aula no último ano:

“É gratificante ver todo o retorno de nossos esforços. Todo esse resultado nos motiva ainda mais a continuar fazendo nosso trabalho, seja na faculdade ou fora dela”.

Já Anna, que é finalista do Expocom Sudeste desde 2019, observou que celebrar a conquista do prêmio de forma presencial é emocionante:

“Foi uma emoção incrível! A energia dos colegas e a nossa é muito motivacional. Além disso, torcer pelas conquistas de todos os colegas cria um ótimo clima”.

Finalistas do Prêmio Expocom em 2021 e vencedores neste ano, a Agência Experimental Qualqué Trem, composta por alunos dos 6º e 7º períodos do curso de Publicidade e Propaganda. Das três categorias em que foram finalistas, os alunos integrantes foram campeões nas modalidades Embalagem e Design gráfico de identidade. Nesta última categoria, surgida em 2021, o Unipac Barbacena é o único campeão na Região Sudeste. Em 2021, os egressos da Agência 4mation foram os primeiros campeões da categoria no Sudeste.

Para o aluno líder do trabalho “Design gráfico de identidade local: City Branding da cidade de Desterro de Melo (MG)”, André Fellipe da Silva, manter o campeonato do curso na categoria “Design Gráfico de Identidade” é gratificante:

“A agência fica muito feliz e satisfeita com essa conquista. É gratificante ver que somos capazes de fazer trabalhos de excelência e receber o reconhecimento duplo como finalistas e vencedores. É muito bom ver que todo o esforço e energia colocados na criação de um projeto feito para a sala de aula gera um resultado tão impactante para nós”.

A aluna Bianca Miranda, do 6º período, participou neste ano do seu primeiro Intercom Sudeste e já foi campeã do Expocom Sudeste como aluna-líder do trabalho “Reformulação de embalagem: Roselanche”, na categoria Embalagem. Para ela, a troca de experiências foi o ponto alto do evento:

“Curti demais o evento. É muito bom poder compartilhar experiências e trocar conhecimento com pessoas da nossa área e de diversos lugares. Já havia ficado muito feliz em chegar à final com o trabalho e poder vivenciar toda essa experiência do Intercom foi incrível. Com certeza vai fazer toda a diferença na minha formação”.

Integrantes da Agência Qualqué Trem, Hugo Melo e Kethuley Ribeiro, do 7º período, comentaram sobre a alegria em participar do evento novamente e vencer o Expocom:

“Participar novamente do Intercom Sudeste é incrível. Vim neste ano para vivenciar toda a experiência que o evento proporciona. Assistir a outros trabalhos, conhecer colegas de toda a região e aprender novas abordagens na Comunicação é incrível e só tenho a agradecer ao Unipac por nos proporcionar isso. Além disso, a energia do resultado do Expocom é algo que levarei para sempre na minha vida”, observou Hugo.

“O Intercom Sudeste e o Expocom foram um divisor de águas na minha vida acadêmica. É muito bom fazermos trabalhos e receber o feedback positivo dos avaliadores externos, porque isso mostra que temos potencial e que pode ser constantemente aprimorado. A experiência que o evento nos traz é incrível e a troca que acontece aqui é única. Adorei participar neste ano e já quero fazer mais trabalhos para levar no próximo ano”, disse Kethuley.

Melhor TCC do Brasil

No encerramento do Intercom Sudeste 2022, foi anunciado que o Trabalho de Conclusão de Curso “A luta antimanicomial em Barbacena: um novo horizonte através das Residências Terapêuticas”, defendido por Ana Cristina Puygcerver Santos, Anna Luisa Rosa Cabral, Germânio Eustáquio da Silva, Marina dos Santos Franco e Pablo Henrique Costa Silva representará os quatro estados da Região Sudeste na disputa de Melhor TCC do Brasil, que acontece dentro dos Prêmios Estudantis da Intercom. O trabalho foi orientado pelo professor Ricardo Rios e defendido em dezembro de 2021. Para participar da disputa, o TCC foi indicado pelo NDE do curso, que enviou a indicação à Intercom e selecionou o trabalho como representante do Sudeste. O resultado será anunciado em João Pessoa (PB), no dia 07 de setembro.

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena

O curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena é considerado o melhor das regiões do Campo das Vertentes e da Zona da Mata, de acordo com a última edição do Ranking de Universidades Folha (RUF), elaborado pelo Jornal Folha de São Paulo. O curso é premiado internacionalmente, possui laboratórios, corpo docente titulado e especializado, além de projetos de pesquisa e produtos reconhecidos em todo o Brasil. Em mais de 20 anos de existência, o curso formou diversos profissionais que se transformaram em referências no país.

As 10 apresentações do curso no Expocom Sudeste 2022

As cinco apresentações do Intercom Jr.

Prêmio de Melhor Embalagem

Prêmio de melhor ilustração

Delegação celebra as conquistas após o Intercom Sudeste


Política de Privacidade | Política de Cookies