Unipac Barbacena sedia evento sobre cuidados bucais em UTI

O evento foi realizado no auditório da Instituição e teve a presença de profissionais renomados da área da saúde

Ontem, quarta-feira (23), foi realizado o evento “Cuidados Bucais em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)” no Auditório do Unipac Barbacena, Campus Magnus, com o objetivo de divulgar a implantação da odontologia hospitalar na Santa Casa de Misericórdia. O assunto foi de interesse para diversos profissionais e estudantes da área da saúde como dentistas, fisioterapeutas, médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas: Raphael Castro Mota, Presidente do Conselho Regional de Odontologia – CRO (MG); Alessandra Figueiredo de Souza, Presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CRO; o Diretor Geral da Santa Casa de Misericórdia e Diretor da Clínica Escola Vera Tamm de Andrada do Unipac Barbacena, Flávio Maluf e a Referência Técnica da SRS Barbacena, Gisele Fófano.

Flávio Maluf comentou sobre a importância desse serviço e da Santa Casa ser a pioneira. “Tivemos o prazer de receber o presidente do CRO, quando pudemos apresentá-lo ao hospital, em especial, ao nosso consultório de odontologia, que é referência na micro e macrorregião, principalmente aos pacientes que são PCD (Pessoas Com Deficiência). A Santa Casa é um dos primeiros hospitais da região a implementar esses serviços inovadores”, destacou.

O presidente do CRO, Raphael Mota, falou sobre esse serviço de extrema importância para o hospital e os pacientes. “Estamos trabalhando desde 2019 na regulamentação da odontologia hospitalar e existe um Projeto de Lei que obriga a odontologia em todos hospitais de grande e médio portes do estado. Esse serviço traz condição de qualidade de vida ao paciente, enquanto internado, dessa forma diminui as morbidades e a redução dos possíveis quadros de pneumonia e outras doenças respiratórias”, enfatizou.

A Presidente da Câmara Técnica do CRO, Alessandra Souza, também ressaltou como é fundamental a existência desse serviço para a área da saúde. “É um serviço essencial em função de tantas alterações bucais que vêm sendo detectadas nos hospitais, principalmente agora com o advento da Covid-19. Antes disso, a odontologia hospitalar entrou nos hospitais através da porta da UTI, justamente para ter os cuidados bucais na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica”.

Por fim, o coordenador do curso de Odontologia do Unipac, professor Lucas Estambassi, falou sobre a importância do evento, principalmente em tempos de pandemia. “É um evento que vem para enriquecer todo o conhecimento que passamos para os nossos alunos. Infelizmente nos últimos meses tivemos que aprender muito sobre a importância do cirurgião dentista na UTI. Os palestrantes de renome que vieram abrilhantar nossa noite fornecem o máximo do assunto e opinião sobre esse tema e que auxilia na formação no caráter acadêmico dos nossos alunos”, finalizou.