Notícias UNIPAC

Assessor Central da Inspeção Escolar (SEE/MG) participa de evento do curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena

O curso está promovendo uma série de eventos sobre a educação

O curso está promovendo uma série de eventos sobre a educação  

O curso de Pedagogia teve a felicidade e a honra de receber na noite de terça-feira (09), o Assessor Central da Inspeção Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Paulo Leandro de Carvalho. Ele é o atual responsável pela liderança técnica das equipes regionais de inspeção escolar em todo estado, na coordenação dos processos de autorização escolar e dos processos de vida escolar e normas de escrituração. O convidado discorreu sobre o tema “Os fundamentos da atividade da inspeção escolar na perspectiva da estrutura e organização de uma educação de qualidade”. 

O evento integra uma série de ações que o curso de Pedagogia tem promovido no contexto das disciplinas de Fundamentos da Supervisão, Inspeção e Orientação Educacional, Gestão dos Processos Educativos Não Escolares e também do Estágio Supervisionado, ministradas pelos professores Adriano Nascimento, Luciana Mara e Sandra Lúcia Magri, respectivamente.

“Neste projeto já contamos com a presença de profissionais da área da gestão pedagógica, gestão de pessoas, gestão de carreira, dentre outras. E, em todos estes diálogos tivemos a possibilidade de conhecer a vastidão de possibilidades de atuação do pedagogo no mercado de trabalho. Na noite de ontem tivemos a grata oportunidade de conhecer um pouco sobre uma profissão que atua diretamente na garantia da implementação das políticas públicas em educação, no monitoramento dos processos que envolvem os sistemas de ensino, na articulação entre as unidades escolares e os órgãos normativos e que trabalham arduamente pela construção de uma educação de qualidade com inclusão e qualidade, que são os Analistas Educacionais/Inspetores escolares. Os nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer os fundamentos da atuação destes profissionais que desempenham a função de articular, acompanhar, supervisionar e orientar o desenvolvimento de ações que visam resguardar os princípios da gestão democrática-participativa, a regularidade dos processos escolares no âmbito das instituições do ensino, assegurando sempre a fidedignidade da vida escolar dos estudantes. O Paulo Leandro além de ter visão macro desta carreira no estado de Minas Gerais é um profissional de extrema competência, que encantou todos os alunos e convidados conectados no evento”, comenta o coordenador do curso, professor Adriano Marcio do Nascimento. 

Paulo Leandro de Carvalho é também Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, na linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, Especialista em Gestão e formação pedagógica em Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão, Especialista em Produção de material didático para a diversidade e em Direito Educacional pela Faculdade Futura. Graduado em Pedagogia e Técnico em Gestão Pública. Na Educação Básica atuou como Professor na Educação Infantil e Ensino Fundamental e como Supervisor Pedagógico em uma instituição de Educação Profissional. No Ensino Superior atuou como professor do Curso de Pedagogia, na modalidade presencial e EAD, e como coordenador de Curso. Possui formação e atuação como facilitador da Justiça Restaurativa e Círculos de construção de paz. É Inspetor Escolar de carreira, tendo atuado na equipe de inspeção da Superintendência Regional de Ensino de Varginha, como Superintendente Regional de Ensino interino e como Diretor Educacional. Paulo Leandro é também membro técnico do Grupo de Trabalho sobre Sistema Nacional de Educação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), membro do Comitê Gestor do Projeto Trilhas de Futuro da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e de comissões especiais do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.


Política de Privacidade | Política de Cookies