Alunos do UNIPAC Barbacena vencem Expocom Sudeste 2021

O trabalho dos acadêmicos foi escolhido pelo júri como o melhor na categoria PT 03 – Design gráfico de identidade

Alunos do 8º período de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena venceram na noite desta quarta-feira (04) o Prêmio Expocom Sudeste 2021, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O trabalho “Projeto de Design Gráfico de Identidade: City Branding Tiradentes” teve Ana Cristina Puygcerver Santos como aluna líder e, pela primeira vez na história do concurso, foi escolhido pelo júri como o melhor trabalho da categoria PT 03 – Design gráfico de identidade. Além de Santos, fazem parte do grupo vencedor do Expocom: Anna Luiza Rosa Cabral, Germânio Eustáquio da Silva, Marina dos Santos Franco, Pablo Henrique da Costa Silva. A orientação foi do professor Ricardo Rios.

O Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é considerado o Oscar das faculdades de Comunicação no Brasil e é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. O trabalho foi o único de todos os cursos de Publicidade e Propaganda em Minas Gerais a vencer o Expocom em 2021.
Agora, os alunos representarão a Região Sudeste do Brasil na final nacional do Expocom, que acontece em outubro, dentro do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado pela Intercom em Pernambuco.

O que é o trabalho?

Desenvolvido na disciplina de Arquitetura de Marcas, lecionada pelo professor Ricardo Rios em 2020, o trabalho desenvolveu um City Branding para a cidade de Tiradentes (MG). O City Branding é uma marca criada por um município para promover seu turismo e suas vocações. Trata-se de uma campanha comunicacional política permanente que pode ser bem aproveitada pelas cidades, caso seja trabalhada e administrada adequadamente.
Ana Cristina explica de onde surgiu a inspiração para a criação da marca:

“Para criar o City Branding de Tiradentes nem foi preciso procurar muita inspiração, a cidade já é cheia delas. É um dos lugares mais lindos que já vi, tenho lembranças lindas da cidade e toda a história que a envolve foi um peso ainda maior para a escolha e composição da marca. Nós tentamos juntar todos esses detalhes em uma marca visual que passasse toda a importância e estilo da cidade”.

Reações e alegria

A aluna líder do trabalho demonstrou toda a felicidade com a inédita conquista do curso e destaca a importância do Intercom Sudeste e do Expocom para a carreira:

“Nós ouvimos sobre o Intercom e toda a sua importância durante todo o curso de Publicidade. Tive o prazer de participar três vezes do congresso, sendo uma delas presencialmente, em 2019, e vi de perto o quão importante é o evento para a área de Comunicação. Saber que um de nossos trabalhos foi reconhecido pelo Expocom é gratificante. É uma sensação tão gostosa ter um trabalho reconhecido, algo que você e faz com tanto carinho assim”.

O professor orientador do trabalho, Ricardo Rios, destacou a forte concorrência do Prêmio e a qualidade do projeto desenvolvido:

“Os dados da Intercom indicam que neste ano mais de 300 projetos dos quatro estados da Região Sudeste foram submetidos ao Expocom. Entre diversos trabalhos dos principais centros da Região, o nosso foi eleito pelo júri como o melhor nesta categoria que estreou em 2021. Esta avaliação é muito rigorosa e criteriosa. O curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena participa do Expocom desde 2018, com dezenas de trabalhos finalistas. Chegar à final é uma grande conquista e fico muito feliz em ver nossos alunos serem reconhecidos pelo júri, podendo representar o Sudeste no Expocom Nacional”.

O coordenador, professor Felipe Alvim, pontuou que esta nova conquista reforça ainda mais a qualidade do curso de Publicidade e Propaganda:

“A vitória no Expocom Sudeste só reforça a qualidade do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena, nosso corpo docente e nossos alunos. Acompanhei com muita alegria esta nova conquista dos nossos alunos, que fizeram um belo trabalho na região Sudeste e que com certeza farão o mesmo na edição nacional em outubro. O reconhecimento demonstra a conexão mercado-academia que nosso curso proporciona. Parabéns a todos os alunos que participaram do Expocom e nos representaram na final!”.

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena

O curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena é considerado o melhor das regiões do Campo das Vertentes e da Zona da Mata, de acordo com a última edição do Ranking de Universidades Folha (RUF), elaborado pelo Jornal Folha de São Paulo. O curso é premiado internacionalmente, possui laboratórios, corpo docente titulado e especializado, além de projetos de pesquisa e produtos reconhecidos em todo o Brasil. Em mais de 20 anos de existência, o curso formou diversos profissionais que se transformaram em referências no país.

Vale ressaltar que o Unipac Barbacena está com as inscrições para o vestibular do segundo semestre de 2021 abertas. Ainda dá tempo de fazer sua matrícula pela metade do valor e com descontos nas mensalidades. Para se inscrever, basta clicar aqui.

Professor Ricardo Rios, orientador do trabalho