Alunos de Publicidade e Propaganda têm trabalhos aprovados no congresso Intercom

De 7 a 9 de junho, será realizado o Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom) na região Sudeste, em Belo Horizonte. Quatro trabalhos de alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAC Barbacena foram selecionados para apresentação no congresso, sendo três artigos aprovados para o Intercom Júnior e um trabalho audiovisual foi aprovado para a Expocom.

O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados. A Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.

O Intercom é um congresso acadêmico, que dá espaço para apresentação de artigos científicos construídos em sala de aula. Os trabalhos dos alunos do UNIPAC selecionados para o congresso foram desenvolvidos na disciplina do último período, Produção Publicitária em TV. “Os trabalhos foram selecionados devido à relevância e qualidade apresentadas. Todos foram enviados a rigorosos avaliadores, que leem os artigos de forma crítica, selecionando para a apresentação os melhores e mais relevantes. A aprovação demonstra a qualidade da produção acadêmica dos alunos do UNIPAC Barbacena e a relevância destes para o campo científico da Comunicação”, explicou o professor da disciplina, Ricardo Rios.

Para o Intercom Júnior, foram aprovados trabalhos das agências Makers, Ponto sem Nó e Rise. Confira os nomes dos artigos e dos alunos:

– “Somos Todos Campeões: o processo evolutivo das vinhetas do canal SporTV em anos olímpicos (1996-2016)”: Maikon Nunes da Costa Silva, Adelaine Graciet de Carvalho, Enir Cimino Andrade Junior, Ketley Costa Silva Brito e Sarah Braga Dias. Orientador: Ricardo Matos de Araújo Rios.

– “Da objetificação da mulher às cores: a representação feminina em campanhas de TV da cerveja Brahma (2002-2013)”: Marcio Ribeiro Ferreira Rosa, David Ferrare da Silva, Eduarda Caroline da Fonseca Silva, Gabriel Lopes de Andrade, Higor Gilberto Rodrigues e Tamiris Ribeiro Campos. Orientador: Ricardo Matos de Araújo Rios.

– “Do velho ao novo Fusca: a evolução das Campanhas Publicitárias de TV da Volkswagen”: Emanuel Tadeu Gonçalves, Douglas Flávio Ribeiro Almeida Silva, Nicolli Carolina Silva, Raira Roberta Moreira, Tainá da Cunha Souza. Orientador: Ricardo Matos de Araújo Rios.

Para a Expocom, foi selecionado um trabalho da agência Ponto Sem Nó:

Modalidade PP13 (Publicidade em outros meios – avulso) – “Visibilidade aos Excluídos Históricos: a Comunidade Quilombola do Jaguará-MG em destaque no Dia da Consciência Negra”, dos alunos: Higor Gilberto Rodrigues, David Ferrare da Silva, Eduarda Caroline da Fonseca Silva, Gabriel Lopes de Andrade, Márcio Ribeiro Ferreira Rosa, Tamiris Ribeiro Campos. Orientador: Ricardo Matos de Araújo Rios.

O produto inscrito foi uma campanha do Dia da Consciência Negra de 2017. A campanha exibiu um vídeo gravado na Comunidade Quilombola do Jaguara, localizada na cidade de Nazareno (MG), e exibido, de novembro a dezembro de 2017, em totens presentes em Barbacena e no campus: https://www.youtube.com/watch?v=vxmbOuiMbC4

“Tivemos a grata alegria de ter um dos produtos desenvolvidos por alunos na disciplina de Produção Publicitária em TV selecionado para a Expocom deste ano. O trabalho selecionado para já é um dos cinco melhores da região Sudeste na modalidade publicitária em que está, o que considero uma grande vitória. A relevância da Expocom para os alunos é imensa, seja no campo acadêmico ou no profissional. Os nossos alunos que foram aprovados já colocam no currículo uma das melhores campanhas publicitárias da região Sudeste, mesmo antes de concluir o curso. Isso demonstra a boa aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula nos trabalhos práticos.”, relatou o professor Ricardo Rios.

Para a coordenadora do curso, professora Gislene Cusin, a seleção para o Intercom resulta dos fortes pilares acadêmicos. “A aprovação dos trabalhos demonstra o refinamento entre a orientação assertiva do professor e o engajamento dos alunos que antes de concluir a metade do curso já produzem trabalhos de reconhecida qualidade”, disse.

Intercom

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado da Comunicação Social. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.

“O Congresso Intercom é o maior evento das Ciências da Comunicação no Brasil. Participar da edição Sudeste significa ter contato com novas ideias, conhecer novas tendências comunicacionais em toda a região e profissionais reconhecidos no mercado. O evento trará aos nossos alunos novas ideias, perspectivas e conceitos, que poderão ser compartilhados não só em sala de aula, mas também na profissão de publicitário. Eles terão a oportunidade de conhecer profissionais do mercado e fazer networking com outros estudantes, que futuramente poderão se tornar parceiros profissionais. Todos os alunos que tiveram trabalhos aprovados já terão no currículo uma publicação no Intercom, algo muito relevante no mercado”, concluiu o professor Ricardo Rios.

Imagens do vídeo selecionado para a Expocom: