Notícias UNIPAC

Curso de Pedagogia realiza evento em comemoração ao Dia do Pedagogo

O evento foi realizado na plataforma Google Meet e promovido pelo curso de Pedagogia

A live foi ministrada pela Professora Gabriela Medeiros e abordou os desafios da alfabetização

Foi realizado na noite de ontem, quinta-feira (20), na plataforma Google Meet, o evento em comemoração ao Dia do Pedagogo, promovido pelo Curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena. A live denominada “Os Desafios da Alfabetização na Atualidade” foi ministrada pela professora Gabriela Medeiros Nogueira, docente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que atua também no Programa de Pós-Graduação em educação na linha de formação de professores e práticas educativas. Além disso, coordena o grupo de estudo e pesquisa em alfabetização e letramento, o GEALI e o Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (LAPIL).

A professora Gabriela tem uma vasta publicação na área da educação, principalmente na área de alfabetização e letramento, e trouxe grandes contribuições sobre as principais pesquisas na atualidade. “Discutir e repensar os processos de alfabetização no país, as políticas de alfabetização, os métodos de ensino e os desafios da atuação docente, frente aos impactos da pandemia, são atitudes necessárias para que haja uma diminuição dos déficits de aprendizagem. Trazer esta discussão no Dia do Pedagogo é municiar os futuros profissionais da educação de uma visão crítica sobre alfabetizar letrando na atualidade e a professora Gabriela Medeiros fez esta abordagem com maestria”, comenta o coordenador do curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena, professor Adriano Nascimento.

Para a aluna do curso de Pedagogia, Hillary Horrana, do 5° período, o evento contribuiu de forma significativa para a formação dos futuros pedagogos alfabetizadores. “Tivemos uma palestra maravilhosa com a professora Gabriela Medeiros. Foram aprendizados riquíssimos a respeito de um tema tão complexo e extremamente importante, e que nos deu um embasamento a respeito da psicogênese, de práticas pedagógicas e políticas públicas que precisam ser repensadas e implementadas para que haja uma melhoria nesse processo de alfabetização. O evento contribuiu muito para nossa formação como futuros pedagogos alfabetizadores”, concluiu. 


Política de Privacidade | Política de Cookies