Notícias UNIPAC

Rede de Bibliotecas do UNIPAC promove capacitação on-line para calouros

Programa de capacitação on-line para os calouros do primeiro semestre de 2021

A capacitação tem como objetivo auxiliar os alunos a acessarem os recursos fornecidos pela biblioteca

No início do mês de março, os bibliotecários da Rede de Bibliotecas da FUPAC/UNIPAC deram início ao programa de capacitação on-line para os calouros do primeiro semestre de 2021 com o objetivo de fortalecer e intensificar o acesso aos recursos informacionais, físicos e digitais, disponibilizados pelas bibliotecas da instituição.

Para a acadêmica, Maria Antônia Porto da Costa, do 1º período do curso de Pedagogia, o treinamento foi de grande valia e enriquecedor. “Gostei muito do treinamento, pois esclareci minhas dúvidas sobre as funções disponíveis na biblioteca digital MINHA BIBLIOTECA, como acessá-la, procurar os e-books de que ela dispõe e conhecer os recursos, como as marcações de páginas, por exemplo. A capacitação me ajudou a compreender o funcionamento da plataforma, o que veio a contribuir para o cenário atual e, com certeza, me ajudará nas pesquisas futuras”, comentou a aluna. 

Como consequência da situação pandêmica em que o planeta está vivenciando, as bibliotecas da UNIPAC estão passando por uma significativa mudança, tanto nos serviços oferecidos, com a oferta majoritária de recursos informacionais nos formatos digitais e eletrônicos, quanto no perfil dos usuários das bibliotecas, os quais tiveram que diminuir seus contatos com os bibliotecários para obterem a ajuda necessária para recuperar a informação desejada.

“O objetivo das capacitações é potencializar a recuperação da informação na biblioteca digital MINHA BIBLIOTECA, além de apresentar à comunidade acadêmica as ferramentas disponíveis nessa biblioteca. Ressalto que a disponibilização da plataforma MINHA BIBLIOTECA para a comunidade acadêmica tem sido um recurso acadêmico muito importante no contexto da pandemia da COVID-19”, destacou a bibliotecária Rosy Oliveira. 

Nesse contexto, surge a necessidade de os bibliotecários elaborarem programas de capacitação on-line permanente, para desenvolver nos usuários habilidades e autonomia na elaboração de suas estratégias de pesquisas, o que contribuirá para uma recuperação da informação orientada para os resultados.


Política de Privacidade | Política de Cookies