No dia Nacional do livro, bibliotecária da Fupac fala sobre a comemoração da data e do hábito da leitura

O dia 29 de outubro foi escolhido para a celebração do dia Nacional do Livro.

A data se dá desde 1810, com o objetivo de homenagear a fundação da primeira biblioteca brasileira

O dia 29 de outubro foi escolhido para a celebração do dia Nacional do Livro. Data que se dá desde 1810, com o objetivo de homenagear a fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, atual Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, então capital do país. A Biblioteca Nacional é considerada pela UNESCO uma das dez maiores do mundo e, também, a maior da América Latina. Atualmente, o acervo digital da Biblioteca Nacional é composto de 2.115.704 documentos, de livre acesso ao público, além de outros itens.

No atual cenário, a obra Retratos da Leitura, de autoria de Zoara Failla (2021), publicado pelo Instituto Pró-Livro, apresentou resultados de uma pesquisa para conhecer indicadores e hábitos de leitura dos brasileiros no ano de 2019. Dentre vários resultados da pesquisa é importante citar que, da amostra total de 4.270 entrevistados, 82% responderam que gostariam de ter lido mais e que o maior empecilho foi a falta e tempo e, considerando a escolaridade, o índice foi de 63% para entrevistados que possuíam ou estavam cursando o ensino superior.

Segundo a bibliotecária da Fupac, Rosy Oliveira, este resultado da pesquisa é vivenciado por ela, diariamente, quando milhares de alunos mencionam, durante os atendimentos na biblioteca do UNIPAC, que gostariam de ter mais tempo para se dedicarem às leituras indicadas pelos professores das disciplinas dos cursos, além daquelas indicadas para a realização de trabalhos acadêmicos e provas. “Como já é amplamente debatido, o hábito da leitura não é somente uma questão cultural, mas também de políticas públicas educacionais que devem ser implementadas desde a educação infantil, visando à criação do hábito da leitura, não somente em nível acadêmico, mas, também, para gerar prazer e mais conhecimento”, afirma Rosy.

Existem vários tipos de bibliotecas: comunitárias, escolares, especializadas, públicas, digitais e universitárias. A função de uma biblioteca universitária, como é a situação da Biblioteca São Tomás de Aquino, do UNIPAC Barbacena, é a de suprir as necessidades informacionais da comunidade acadêmica, no desempenho de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Na Unipac, a Biblioteca São Tomás de Aquino é constituída por livros físicos (52.744 exemplares), e-books (11.527 títulos) e periódicos técnico-científicos, entre outros materiais. Desde que foi automatizada, foram cadastrados 14.420 usuários (docentes, discentes e técnicos-administrativos) e, atualmente, aproxima-se de 905.000 acessos pelos quais os usuários realizam suas consultas, empréstimos, reservas e renovações de livros físicos e leituras de e-books.

As informações sobre a diversidade do acervo da Rede de Bibliotecas UNIPAC, sua estrutura, equipe, os produtos e serviços oferecidos à comunidade e as novidades e inovações na área podem ser consultados por meio do endereço eletrônico https://www.unipac.br/biblioteca/.