Cursos de Pedagogia de Barbacena e Lafaiete realizam live integrada sobre educação nas relações étnico-raciais

Educação nas Relações Étnico-Raciais

Foi realizada na terça-feira, dia 24 de novembro, no Youtube do UNIPAC a live “Educação nas Relações Étnico-Raciais: reflexões sobre formação e prática docente”. O evento promovido pela professora Ana Caroline de Almeida, em parceria com a coordenação do curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena, foi uma ação que também integrou o curso de Pedagogia da Unidade de Conselheiro Lafaiete. A temática da live, além de ser uma questão emergente e integrar as discussões e propostas do currículo dos cursos, também propicia aos futuros educadores uma versatilidade de estratégias metodológicas para abordar a questão da educação étnico-racial no contexto escolar.

A convidada da noite para abordar o assunto foi a professora Cristina Sacramento. Ela é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuante na área de pesquisas com foco na cultura afro-brasileira e, atualmente, pertence ao corpo docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Além de trazer o seu relato com extrema propriedade no assunto, no que se refere às questões legais, a professora aprofundou o assunto, mencionando as reflexões referentes ao material didático e o uso de disciplinas curriculares como instrumentos para trabalhar com a temática. Cristina ainda fez indicações de obras e autores para o aprofundamento do tema, estando ela, de fato, no “lugar de fala”, como mulher, professora e pesquisadora negra.

Após sua fala, a professora Cristina respondeu aos questionamentos feitos pelos alunos e professores e contou, neste momento já com a participação da mediadora, professora Ana Caroline, e dos coordenadores dos cursos de Pedagogia das unidades de Barbacena e Lafaiete, respectivamente, professor Adriano Nascimento e Vanessa Tavares.

Para o professor e coordenador do curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena, Adriano Nascimento, “a realização deste evento de forma interinstitucional amplia e enriquece o currículo e as práticas formativas dos cursos. Ao mesmo tempo em que fornece aos alunos elementos e instrumentos didático-metodológicos para atuação no contexto escolar com esta abordagem tão necessária para a construção de um conceito sólido de cidadania, inclusão social, respeito e valorização das diferenças que constituem os princípios de uma sociedade multicultural e diversa, como é o caso do Brasil”, concluiu.

A Live está disponível no canal da UNIPAC no Youtube. Para assistir clique aqui!