Pedagogia do UNIPAC Barbacena vai certificar mais de 30 estudantes para atuarem na área de educação especial

Projeto visa ampliar a formação dos futuros pedagogos, promovendo a vivência didática de aspectos que permeiam à docência

Durante os meses de setembro e outubro o Curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena desenvolveu o Projeto de Extensão “Desenvolvimento e Aprendizagem Infantil: O trabalho pedagógico numa perspectiva interdisciplinar junto a crianças com Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem”. O objetivo principal do Projeto foi ampliar a formação dos futuros pedagogos para atuar com as questões relacionadas a educação especial e também propiciar aos estudantes do Curso de Formação de Professores de Psicologia uma vivência didática relacionada aos aspectos que permeiam à docência.

“A realização deste Curso de Extensão, que foi exclusivamente direcionado aos alunos do Curso de Pedagogia do Campus, foi uma experiência extremamente rica. Cumprimos com rigor o objetivo de ministrar um curso minucioso, específico e detalhado. Voltado para a aprendizagem de experiências e conhecimento de materiais de caráter prático, que fornecessem subsídios para a atuação no contexto escolar. A troca dialética entre os alunos concluintes do Curso de Formação de Professores de Psicologia (tutores do curso) e os alunos do Curso de Pedagogia (cursistas) evidenciou que de fato precisamos fazer uso das diversas ciências para que ao final possamos alcançar desenvolvimento e aprendizagem para todos as pessoas envolvidas no processo de aprender”, comentou o professor Adriano Márcio do Nascimento, coordenador do curso de Pedagogia e do Projeto.

Animada com o curso, a aluna do curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena, Crissialem Mariano destacou que “o curso foi muito bem desenvolvido, matérias excelentes abordadas e de suma importância para o pedagogo. O desenvolvimento das crianças se dá por várias formas, mas esse curso trouxe um olhar mais detalhado, mais aguçado, para as necessidades delas, não só comportamentais, mas também de aprendizagem. Tivemos a oportunidade de vivenciar e refletir sobre a importância do reconhecimento das diferenças numa concepção de igualdade”.

Já a aluna Tamara Garcia manifestou sua satisfação em ter participado do curso. “Adorei participar do curso, pois foi possível compreender os processos de desenvolvimento infantil, diferenciar os tipos de transtornos de aprendizagem e como fazer intervenções em sala de aula para que a criança desenvolva seu aprendizado. Excelente curso!!!”