UNIPAC Barbacena implanta disciplina “Lições Preliminares de Advocacia”

Professor Bruno Lewer

A matéria teve início no primeiro semestre de 2020, para que os alunos pudessem compreender a importância do advogado e aprender mais sua atuação profissional

Atento às exigências do mercado e sempre buscando uma formação de excelência para os alunos do UNIPAC Barbacena, o Reitor da Instituição, professor Bonifácio Andrada, pediu que fosse desenvolvida uma disciplina extremamente inovadora no curso de Direito, voltada para a formação prática dos alunos e construção dos primeiros passos de sua carreira. E o resultado não poderia ter sido melhor. A disciplina Lições Preliminares de Advocacia, conduzida pelo coordenador adjunto, professor Bruno Lewer, teve início no primeiro semestre de 2020 e já realizou trabalhos com os alunos sobre aspectos essenciais da carreira na advocacia. Ao longo do semestre foram abordados temas como compreensão do vocabulário e das liturgias próprias, o aprimoramento de habilidades de comunicação e oratória, persuasão e convencimento, noções fundamentais sobre a atuação profissional do advogado nos mais diferentes campos (contencioso, consultivo, assessoria) e nos mais diferentes ramos (cível, criminal, de consumo etc.), noções fundamentais sobre a atuação em um processo judicial, sobre a Ordem dos Advogados do Brasil, sobre as prerrogativas e deveres éticos do advogado, sobre regras de prospecção de clientes e criação de estratégias processuais e sobre empreendedorismo e construção da própria carreira na advocacia. Os alunos puderam compreender, desde o início do curso, a importância do advogado e aprender como se dá a sua atuação profissional.

Para completar essa intensa imersão na carreira advocatícia, uma das principais carreiras jurídicas, e trazer a prática para dentro da sala de aula, os alunos realizaram na terceira etapa da disciplina um trabalho no qual, em grupos, deveriam simular a criação de suas próprias sociedades de advogados, incluindo: (I) a criação de um contrato social; (II) a definição das áreas de atuação e dos percentuais de participação de cada um dos sócios na sociedade; (III) a definição do nome da sociedade; (IV) a criação da identidade visual, incluindo logo e cartões; (V) a criação de planilha de custos, envolvendo as principais despesas relacionadas à criação e à manutenção de um escritório de advocacia (mobiliário, computadores, aluguel, luz, internet etc.); (VI) e a apresentação de estratégias de prospecção de clientes;

O professor responsável pela disciplina e coordenador adjunto do curso de Direito, Bruno Lewer, ficou surpreso com o entusiasmo demonstrado pelos alunos e com a profundidade com que executaram o trabalho. “Os alunos realmente levaram a sério e aproximaram a simulação o máximo possível da realidade, chegando a prospectar imóveis reais para simular valores de locação e até mesmo a contar com a ajuda de colegas do campus, de outros cursos, para desenvolver projetos de arquitetura, criando modelos em 3D do escritório planejado. Impressionante. Por essa razão, as simulações de planilhas de custos ficaram muito reais, e alguns grupos descobriram que se cada integrante economizar R$ 100,00 por mês durante todo o curso, poderão montar o escritório, exatamente do jeito que planejaram, assim que formarem, incluindo um pequeno fundo de reserva para os primeiros meses. Realmente valiosa essa experiência. Outros grupos simularam a criação de sites e perfis em redes sociais, para fomentar conteúdos jurídicos informativos. E essas iniciativas partiram dos próprios alunos. Muitas dessas coisas sequer faziam parte do trabalho. Vieram deles. O mais gratificante foi ouvir de alguns que essa disciplina despertou um intenso desejo de começar a planejar desde já uma carreira na advocacia. Não só atingimos nosso objetivo. Fomos muito além”, explicou.

Disciplina Lições Preliminares de Advocacia
Escritório – Disciplina Lições Preliminares de Advocacia