Arquitetura e Urbanismo do UNIPAC promove seminário virtual com rodas de debate e cinema comentado

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIPAC Barbacena, por meio de seu corpo docente, desenvolveu mais uma forma criativa de abordar temas relacionados ao curso e de grande relevância para os alunos durante o período de isolamento social orientado pelas autoridades, devido à pandemia do Covid-19. É o projeto LivesArq, um seminário virtual que contará com rodas de debate e cinema comentado. Todos os convidados são arquitetos e urbanistas que atuam diretamente na profissão, além de professores e pesquisadores da área. Segundo a coordenadora do curso, professora Maira Nobre, o objetivo dos professores, “é questionar a produção do espaço e os caminhos da arquitetura na conjuntura social em que nos encontramos, principalmente, no contexto de pandemia do COVID”.

As lives ocorrerão nas próximas seis sextas feiras, começando hoje (08/05), sempre às 18h. ainda de acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Maira Ramirez Nobre, “todos os links de acesso serão divulgados em nossa página, semanalmente, para que os interessados possam acessar e assistir. A organização do evento emitirá declaração de participação aos presentes que contará como Atividade Complementar. Esperamos todos vocês!”, concluiu Maira.

Programação Geral:

CINE:
Segregação e o acesso às cidades
Filme: Urbanized, de Gary Hustwit, 2011
Convidadas: Elisângela Veiga (UFBA), Aline Barata (Oxford)
Mediação: Grasiele Grossi

CINE:
A reclusão como novo experimento social
Filme: Contágio, de Steve Soderbergh, 2011
Convidada: Natacha Rena (UFMG)
Mediação: Maíra Ramirez e Henrique Kopke

CINE: A cidade e os espaços na pandemia
Filme: Queda Livre – Black Mirror, de Joe Wright, 2016
Convidados: Flávia Nacif (UFSJ) e Rafael Brandão (UFSJ)
Mediação: Marcillene Ladeira e Maíra Ramirez

DEBATE:
Arquitetura enquanto agente de saúde
Convidada: Paula Gandra
Mediador: Carlos Herthal

DEBATE: Formas de viver e a reclusão social
Convidados: Estúdio Line Arquitetura (Fábio Fazza, Fabiana Cho)
Mediação: Guilherme Ragone

DEBATE: Novos modos de habitar: crise e confinamento
Convidada: Sheila LA Arq.
Mediação: Thais Brandão e Henrique Kopke