Pedagogia UNIPAC leva literatura às crianças em isolamento social com Contação de Histórias online

O UNIPAC Barbacena, através do seu curso de Pedagogia, promove contação de histórias online para continuar levando a literatura às crianças que estão em  isolamento social. O “Projeto Contando e Encantando”, da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil, ministrada pelo professor Adriano Marcio do Nascimento, demonstra a preocupação social do curso de Pedagogia em difundir o acesso ao mundo da literatura infantil para as crianças durante a quarentena, devido às questões da COVID-19. Além disso, o projeto visa ampliar as habilidades metodológicas  da arte de contação de histórias dos alunos do Curso de Pedagogia, por meio das tecnologias de informação e comunicação.

De acordo com o coordenador do curso de Pedagogia, professor Adriano Marcio do Nascimento, “o projeto consiste em ofertar atividades literárias, ludicidade e formação de futuros leitores, através das mídias sociais, numa perspectiva de universalidade, para as crianças que estão em casa. Para isso, os estudantes do curso de Pedagogia, que estão exercitando esta ação pela primeira vez, foram orientados e desafiados a selecionar e contar clássicos da literatura infantil e histórias de diferentes autores nacionais. Acredito que inserir práticas literárias no contexto das ações educativas é um recurso para tornar o isolamento social um momento educativo e prazeroso para as crianças. E, ao mesmo, os estudantes do curso de Pedagogia têm a possibilidade de enriquecimento da linguagem comunicativa e pedagógica, através da exploração da oralidade, da linguagem corporal e das habilidades criativas. Esta proposta também se insere em um bojo de iniciativas de responsabilidade social que o UNIPAC já implementa. |Além disso, trata-se de  uma rica oportunidade para colaborar na formação competente de futuros profissionais da educação. Os alunos têm demonstrado grande potencial para a arte de contar histórias e aderido de forma consciente ao uso das tecnologias de informação e comunicação, como aliada deste processo”, explicou Adriano.

A aluna Isabella Vianini comenta que “durante o desenvolvimento da atividade do ‘Projeto Contando e Encantando’, proposto pelo professor Adriano Nascimento,  cuja ação era a criação de um vídeo, com a contação de histórias para o público infantil, sinto que começo a descobrir, de fato, meu perfil profissional. Ao fazer o meu primeiro vídeo e compartilhar entre amigos e familiares, já recebi o incentivo e o pedido de novas produções. Isso significa que posso investir neste mundo da literatura e da contação de histórias para formar leitores e para envolver as crianças no mundo do encantamento e da imaginação. Acredito que a nossa contação de histórias trará novas ações lúdicas para as crianças que estão passando por este difícil momento de isolamento social”.

O projeto consiste na publicação de um vídeo diariamente às 12h, pelas redes sociais do UNIPAC, da coordenação, dos alunos e da Instituição. O acervo contém mais de 20 vídeos de clássicos da literatura infantil. O calendário das publicações teve início no último dia 15/04.