Dia do Pedagogo é comemorado com contação de histórias e oficinas com os alunos

Na última sexta-feira (18/05), o curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena realizou a Aula Espetáculo “Na roda que fio nela” para os alunos, ministrada pela professora Laura Delgado, uma das melhores contadoras de histórias da região. O objetivo foi comemorar o Dia do Pedagogo. Além de apresentar a importância do trabalho literário no contexto escolar, a professora também apresentou, com um bate papo descontraído, as bases para um bom contador de histórias.

Durante o evento, a professora contou histórias de tradição oral e clássicos da Literatura Infanto-Juvenil, o que encantou a plateia que contava com os alunos do curso de Pedagogia. Em um segundo momento, na mesma noite, os alunos do 5º período, com a supervisão da professora Sandra Magri, elaboraram e apresentaram oficinas práticas com jogos de alfabetização e letramento, com recursos criados por eles, para todos os alunos presentes. A atividade foi realizada na Sala de Aprendizagem Ativa, no campus do UNIPAC Barbacena. Na ocasião, houve também a entrega de lembranças confeccionadas pela coordenação e sorteio de brindes.

“Foi uma noite extremamente rica e informativa. A abordagem referente ao trabalho com a Literatura Infanto-Juvenil, praticada pela Laura Delgado, deixou os alunos encantados do início ao fim. Ela nos revelou de uma forma muito genuína e extremamente diferenciada que o despertar dos alunos da educação básica pelo gosto da leitura não depende do uso de recursos estéticos, mas sim do uso consciente e lúdico do corpo, da entonação de voz, da música e de uma escolha adequada de repertório. Neste sentido, foi abordada a riqueza das produções de alguns autores brasileiros. As oficinas práticas foram extremamente desafiadoras. A criação dos jogos de alfabetização e letramento pelos alunos demonstrou a nossa preocupação, enquanto formadores de professores, de ofertar e despertar nos nossos alunos um anseio de reinventar a prática pedagógica. Considero que, certamente, este foi um dos momentos mais ricos de formação de professores em nosso curso”, relatou o coordenador do curso de Pedagogia, Adriano Nascimento.

O aluno Renato Lima relata que “a Aula Espetáculo foi tão bem preparada que o sentimento era de estar numa casa de vó”. E agradece: “parabéns a todos(as) os(as) envolvidos(as) na organização desta noite, garanto que foi inesquecível para todos nós!”.