UNIPAC Barbacena estende ENCCEJA para vários cursos

O curso de Pedagogia do UNIPAC- Campus Barbacena, realiza, desde 2018, um projeto social que prepara jovens e adultos que não concluíram o ensino regular, para o ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. O exame é um avaliador e certificador do Ministério da Educação, que avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Bom Pastor e, a partir de 2020, contará com a participação de outros cursos da Instituição, que possam atender à demanda do projeto piloto, feito pelo curso de Pedagogia. Para participar basta procurar a coordenadora do projeto, Joscimara Bernardes, que é a responsável pelo processo de seleção.

Entre as demandas e áreas de atuação que os acadêmicos poderão atuar estão:

– Dependentes químicos;
– Mulheres que fazem uso de antidepressivos e com problemas de autoestima;
– Pessoas com comportamentos de depressão, álcool, síndrome de pânico;
– Crianças com autismo ou com algum desenvolvimento atípico;
– Gravidez na adolescência;
– Caps infantil;
– Alimentação e economia doméstica; como reaproveitar alimentos;
– Para idosos: saber lidar com os medicamentos, exercícios de fisioterapia, pressão, glicemia Inicialmente, o projeto será realizado no Instituto Bom Pastor. Entretanto, o pároco do Instituto, tem como sugestão, reunir com outras paroquiais e levar para diferentes bairros da cidade, como: Nossa Senhora de Fátima, Pio XI, Santo Antônio e demais localidades.