UNIPAC promove ações em diversas áreas na Semana da Responsabilidade Social

O UNIPAC Barbacena participou de mais uma edição da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Durante uma semana, a Instituição levou à comunidade da região em que está inserida projetos e ações desenvolvidos pelos seus mais diversos cursos. Entre as atividades, foram realizadas visitas a instituições de caridade, caminhada e doações de alimentos, produtos de higiene e material escolar, entre outros.

Os cursos de Enfermagem e Fisioterapia se mobilizaram para arrecadar produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis. Todo o material recolhido foi entregue ao Lar do Velho Amigo durante uma visita dos estudantes, acompanhados de professores dos cursos, que ainda levaram muita alegria e carinho para os moradores do Lar.

Já os alunos da Biomedicina, Nutrição e Odontologia visitaram o Lar das Velhinhas e levaram, além de muito amor e atenção, um dia de beleza. Os estudantes fizeram limpeza de pele, trataram da saúde da pele e higiene oral das idosas que manifestaram grande satisfação em recebê-los para “renovarem a autoestima e terem cuidados de beleza”.
Com uma orientação sobre o uso racional dos medicamentos, os alunos de Farmácia realizaram uma ação na Paróquia do Bom Pastor, para várias pessoas presentes. Na ocasião, fizeram aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
Os alunos de Educação Física realizaram uma campanha de doação de leite longa vida para o Instituto Onda Gomes, que possui o principal objetivo de oferecer às educandas um ambiente direcionado à construção pessoal, facilitando com isso a inclusão social, através da metodologia Cristã Carmelita. Também faz parte do programa, a orientação de famílias carentes e assistência social.

Já os alunos do curso de Publicidade e Propaganda estiveram presentes no evento: Cor e Ação – um movimento urbano em prol da cidadania, empoderamento e inclusão social. O evento, realizado na praça da Rua Bahia reuniu diversas expressões culturais, de arte e música. Os alunos fotografaram os principais momentos e parte desse material será apresentado em duas exposições fotográficas à comunidade.

A Semana também contou com a participação dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, que realizaram uma caminhada pelo centro de Barbacena. O objetivo da Caminhada Urbana foi colocar em pauta a cidade de Barbacena, resgatando suas memórias, histórias e edificações. Esta forma interativa, coletiva e acessível permite a discussão e o entendimento das paisagens culturais da cidade. O público alvo foram os moradores de Barbacena e estudantes dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil. A Caminhada Urbana contou com a colaboração e participação de docentes qualificados para contribuir na condução de debates e reflexões críticas, visto que durante as paradas previstas no percurso aconteceram discussões acerca do estilo arquitetônico das edificações, dos sistemas construtivos, das intervenções ocorridas ao longo dos anos, da sua relação com o contexto urbano e da legislação urbana.

Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, “o modo de deslocamento mais utilizado nas cidades brasileiras é a caminhada. Tal prática, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde, é a melhor forma de se conhecer o local que habitamos. A experiência da caminhada pode se tornar mais interessante e prazerosa quando interagimos com o ambiente ao nosso redor. Aliar conhecimentos da arquitetura histórica e dos pontos turísticos desperta um novo olhar para os espaços públicos da cidade. Através da Caminhada Urbana é possível chamar a atenção para o espaço de circulação do pedestre e mostrar a história da cidade por meio das edificações”, destacou.
O curso de Ciência da Computação fez sua participação com a doação de caixas de leite, folhas de sulfite e lápis de cor, que foram entregues pela coordenadora, professora Gislene Cusin, e o professor Nairon Silva, à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Dores de Campos. O material doado será utilizado pelas crianças e adolescentes acolhidos pela instituição.

E no Campus diversos eventos também compuseram a programação da Semana. Uma grande mobilização em todas as redes sociais da Instituição, de alunos, professores e funcionários promoveu a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e a necessidade de os doadores informarem à família sobre essa decisão. As ações foram envolvidas no Projeto “Doação de Órgãos: Um Ato de Amor à Vida” com o UNIPAC Barbacena. A ação também teve o objetivo de apoiar a barbacenense Danielle Melo, a “Mina de Fibra”, que tem Fibrose Cística e aguarda um transplante de pulmão. “Fui diagnosticada aos três meses de vida e, desde então, comecei o tratamento. Até os meus 17 anos, eu vivia como qualquer outra pessoa saudável, até que precisei passar pela primeira internação. A doença se agravou, fazendo com que eu me mudasse de Minas Gerais para São Paulo, em busca de um transplante pulmonar”, disse.

Para a coordenadora da Fisioterapia, professora Patrícia Melo, o resultado é muito significativo quando o UNIPAC se mobiliza para impactar positivamente a vida das pessoas. “Esse é um momento de fortalecermos o conceito de união, principalmente em um país como o nosso, que apresenta um nível preocupante de desigualdade social. É nossa responsabilidade mostrar que podemos fazer diferença para aqueles que precisam”, afirma.

Sobre a Semana de Responsabilidade Social
A iniciativa pertence à Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) e foi criada em 2005, com o propósito de oferecer ações voluntárias para a sociedade, realizadas pelas instituições de ensino superior. As ações englobam as áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras.