Alunos do UNIPAC Barbacena publicam textos em um dos livros mais baixados do Brasil

Trabalhos científicos de alunos do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena foram publicados no livro “Comunicação Política, Eleições 2018 e Campanha Permanente”, da editora Companhia do eBook. A versão gratuita do eBook está disponível no Amazon e no Google Play. Apenas no Amazon, o livro chegou nesta semana a ser o 10º mais baixado do Brasil na categoria Política.

Os trabalhos publicados no livro foram: “City Branding como estratégia comunicacional permanente: a marca de Santa Bárbara do Tugúrio (MG)”, de autoria dos alunos Eduarda Silva, Gabriel Andrade, Higor Rodrigues, Márcio Ribeiro e Tamiris Campos, e “Potencializando campanhas através de City Branding: desenvolvendo a marca de Alfredo Vasconcelos”, escrito pelos alunos Enir Cimino e Maikon Nunes. Os dois trabalhos foram orientados pelo professor Ricardo Rios.

Além da parte científica, os dois artigos presentes no livro também trazem simulações de aplicações práticas da pesquisa nos municípios estudados. O objetivo foi desenvolver o city branding das cidades. O City Branding é uma marca criada por um município para promover seu turismo e suas vocações. Trata-se de uma campanha comunicacional política permanente, que pode ser bem aproveitada pelas cidades, caso seja trabalhada e administrada adequadamente.
Os trabalhos foram desenvolvidos em sala de aula, no último ano, como parte da disciplina de Arquitetura de Marcas, e apresentados em março deste ano no I Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente, realizado na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM/UFJF).

Segundo o professor Ricardo Rios, a publicação dos trabalhos em livro demonstra a qualidade da produção dos alunos do UNIPAC. “A publicação dos artigos em um livro, que se tornou um dos mais baixados do Brasil, é muito gratificante para todos os pesquisadores que atuaram na construção dos textos. O curso hoje não forma apenas grandes profissionais, mas também pesquisadores de ponta, que aplicam os ensinamentos obtidos durante todo o curso em pesquisas concretas que podem ser utilizadas no dia a dia”, explicou o orientador.

Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Graziela Braga, os trabalhos refletem a qualidade da educação ofertada pelo curso e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. “Esses dois trabalhos de city branding refletem claramente a alta qualidade das produções de nossos alunos, que contam sempre com o apoio do corpo docente e todo o UNIPAC nessa construção. São trabalhos do mais alto gabarito e que merecem ser lidos e colocados em prática”, reforçou.

Grande número de produções
Em 2019 o curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena completa 20 anos de existência, e a comemoração é dupla, porque neste mesmo ano, o curso se consolida como um grande produtor de pesquisas em Comunicação na região. Além de ter sido o curso de Comunicação da região com o maior número de aprovações de trabalhos no Intercom Sudeste, realizado em Vitória (ES), as produções de alunos da Publicidade tiveram destaque na 1ª Mostra Científica do UNIPAC e um trabalho foi publicado recentemente na Revista Anagrama, da USP, uma das publicações mais relevantes da área.

Como baixar o livro?
Atualmente, o livro está disponível no Amazon, no Google Play e na Livraria Saraiva. Ele está disponível gratuitamente:
Amazon – https://www.amazon.com.br/Comunica%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica-elei%C3%A7%C3%B5es-campanha-permanente-ebook/dp/B07X5DVNYK
Google – https://books.google.com.br/books?id=hvarDwAAQBAJ
Saraiva – https://www.saraiva.com.br/comunicacao-politica-eleicoes-2018-e-campanha-permanente-10602316/p