Estagiários de Farmácia realizam palestra na Clínica Escola

Os estagiários do Serviço de Atendimento Clínico Farmacêutico, Amanda e Vítor, sob orientação da Professora Cíntia Elena Leite Zini, do curso de Farmácia do UNIPAC Barbacena, realizaram uma palestra a respeito dos medicamentos antinflamatórios, analgésicos e miorrelaxantes – usos, reações adversas e interações medicamentosas – aos pacientes da Clínica Escola. A palestra foi uma iniciativa do Serviço de Atendimento Clínico Farmacêutico, no sentido de promover o uso racional desse grupo de medicamentos e alertar os pacientes sobre os riscos associados ao uso inadequado dos mesmos.

A palestra foi realizada na sala de atendimento fisioterápico da Clínica Escola Vera Tamm de Andrada, para os pacientes do serviço de Traumato-ortopedia, estagiários e supervisores da Fisioterapia, Farmácia e Nutrição, e alguns pacientes da Psicologia. No total, cerca de 40 pessoas assistiram à palestra.

“A dor é um sintoma comum associado a uma variedade de patologias, que acomete a população em diferentes faixas etárias. A palestra objetivou esclarecer sobre o uso racional de medicamentos antinflamatórios, analgésicos e miorrelaxantes, que atuam no alívio da dor associada a diferentes causas. A abordagem foi de suma importância, tendo em vista que grande parte dos medicamentos pertencentes às classes abordadas são de venda livre, ou seja, não necessitam de prescrição médica para aquisição, além de alguns de seus princípios ativos serem encontrados em associações medicamentosas utilizadas para outros fins, como antigripais, o que pode levar ao uso irracional, sobredosagem e exacerbação de efeitos adversos. O farmacêutico é um profissional capaz de orientar a população quanto ao uso racional de medicamentos”, explicou a professora responsável pelo evento, Cíntia Elena Leite Zini.