Alunos do Direito do UNIPAC apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso via Plataforma Virtual

Banca examinadora Direito UNIPAC

Neste momento excepcional que a educação de todo o mundo vive, uma das medidas adotadas pelo UNIPAC Barbacena foi a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de forma remota. As defesas dos TCC’s aconteceram na plataforma em que as aulas são ministradas. Aproximando o máximo possível do formato tradicional presencial, as apresentações contaram com a presença, além dos alunos e da banca examinadora, de convidados dos estudantes. Os familiares e amigos puderam assistir as defesas dos trabalhos por meio do link da sala virtual cedido pelo UNIPAC.

“No curso de Direito as apresentações remotas dos TCC’s transcorreram de forma muito tranquila e organizada. Os resultados foram excelentes.”, explicou o coordenador do curso, professor Paulo Afonso de Oliveira Junior.

Ao todo, 53 alunos do curso de Direito realizaram a defesa dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso. E as bancas contam com 3 professores, podendo um deles ser convidado, ou seja, um dos avaliadores pode não fazer parte do corpo docente do UNIPAC.

Diversos assuntos foram abordados, em todas as áreas do Direito, entre eles: Assédio processual na Justiça do Trabalho, Multiparentalidade, Direitos Sucessórios na reprodução humana assistida, Legalidade de provas obtidas por aplicativos de mensagem; Violência Doméstica e feminicídio; Crimes Virtuais; Prescrição virtual no Direito Penal; Imposto sobre grandes fortunas, entre outros.

Abaixo depoimentos de alguns alunos e professores:

Débora Messias Amaral – professora
“Proteção à saúde e eficiência Educacional caracterizam bem a realização das Apresentações/ Defesas Orais dos Trabalhos Finais de Curso( TCC’s) dos acadêmicos do Direito do UNIPAC. Para a realização das Bancas, neste mês de julho de 2020, estamos usufruindo de um moderno, sofisticado e excelente Ambiente Virtual de Aprendizagem ofertado pela nossa Instituição. Com isso, em todas as bancas executadas, temos alcançado pleno êxito. Estamos bem adaptados e preparados para os novos tempos. O UNIPAC não parou as aulas e nem as demais atividades acadêmicas durante a Pandemia por ter investido na informatização e estar comprometida com um Ensino Superior de qualidade. Nós, professores, assim como os acadêmicos, estamos muito satisfeitos com o sucesso destas bancas virtuais.”

Vancir Ferreira – aluno
“A pandemia trouxe uma situação desafiadora para mim: o ensino à distância. Aos 70 anos, precisei aprender a usar uma plataforma digital de aprendizagem, mas superei minhas próprias expectativas. Apresentar o TCC de forma virtual era algo impensável para mim até então, mas foi muito gratificante.”

Sarah da Silva Lima – aluna
“O TCC é um dos momentos mais esperados por um acadêmico. Vários alunos planejam o trabalho desde o primeiro período. Tem toda uma preparação e nervosismo pra a apresentação, a foto da aprovação, a legenda da foto.  Esse momento de pandemia nos levou pra uma apresentação e uma foto de aprovação um pouco diferentes. O UNIPAC de Barbacena, inclusive, ofertou uma plataforma excelente para os alunos, com os requisitos necessários para que ocorresse uma apresentação bem didática.”