Notícias UNIPAC

Alunos e egressos do Unipac Barbacena têm participação recorde no Intercom Nacional

Aconteceu na última semana, na PUC Minas, o 46º Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação (Intercom Nacional). Ao todo, 36 alunos, egressos e docentes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Ciências da Computação participaram do Congresso com artigos, produtos experimentais, reuniões e lançamentos de livros. O evento foi dividido em duas fases: uma remota e outra presencial, realizada em Belo Horizonte.

Participante da fase remota, a egressa Jade Oliveira participou de seu terceiro Intercom, sendo este o primeiro nacional. Ela observa que, mesmo no remoto, o evento foi muito organizado:

“Achei ótima a possibilidade da participação remota pois me permitiu participar plenamente do evento. Tudo foi muito organizado, os debates foram excelentes e me senti ainda mais animada com a carreira acadêmica. A experiência proporcionada pelo Intercom Nacional é diferente porque permite o contato com trabalhos de diversos lugares do Brasil. Criar essas conexões entre Brasis é com toda certeza uma das melhores partes do congresso”.

Juliana Beck, do 8º período de Publicidade e Propaganda, participou das edições 2022 e 2023 do Intercom Sudeste e teve a sua primeira experiência no Nacional este ano. Ela recomenda que alunos ingressantes também participem do evento:

“Participar do Intercom Nacional foi uma experiência sensacional. Uma troca muito leve, com vários debates, oficinas e palestras. Poder prestigiar os trabalhos dos meus amigos de curso foi muito gratificante e emocionante. Recomendo quem está começando que sempre se envolva nessas atividades acadêmicas porque estamos levando muitas memórias, muito conhecimento e uma bagagem acadêmica surreal pra o mercado de trabalho”.

Aluno do 3º período de Publicidade e Propaganda, o aluno João Victor de Souza vivenciou pela primeira vez neste ano a experiência de participar do Intercom Sudeste e do Intercom Nacional. Ele diz que o evento gerou sentimento de pertença à área: “Participar dos quatro dias presenciais do Intercom Nacional me mostrou que estou no caminho certo da graduação. Cada trabalho e palestra apresentados me fez criar um sentimento de pertença às Ciências da Comunicação. O Intercom vai além de um congresso, é uma experiência que une sabedoria, trocas e sinergia. Saber que em todos os cantos do Brasil temos essa ciência tão viva é um incentivo para trilhar o caminho. Esse foi – sem dúvidas – um dos momentos que levarei comigo durante toda a jornada acadêmica”.

Já a estudante Josiane Elias, do 8º período, apresentou dois trabalhos no Intercom Nacional. Ela destaca a organização do evento:

“O evento foi muito organizado, respeitando o tempo das apresentações e o campus estava muito bem sinalizado. O credenciamento rápido foi o que mais me chamou atenção. Na contribuição acadêmica, o Nacional foi uma oportunidade ímpar para conhecer alunos de outras regiões do país que, apesar de atuarem na mesma área que nós, vêm de realidades completamente diferentes das nossas, e isso me fez abrir os olhos para questões que não percebia na minha bolha como habitante da Região Sudeste”.

Publicidade no Publicom

Durante o feriado da Independência, o Intercom Nacional recebeu o 19º Encontro com Autores-Editores de Publicações Recentes em Comunicação, o Publicom 2023. Um dos livros lançados foi “Ciências da comunicação contra a desinformação: olhares de jovens pesquisadores”, de organização dos professores Nair Prata, Hendryo André, Sílvio Simão de Matos e Flávio Santana, da Editora Intercom. O livro é uma coletânea dos melhores estudos científicos do Brasil apresentados no Intercom Júnior de 2022. O trabalho “Uso do marketing social na prática: aplicando os conceitos para as Residências Terapêuticas de Barbacena (MG)”, de autoria dos egressos Ana Cristina Puygcerver Santos, Anna Luiza Rosa Cabral, Germânio Eustáquio da Silva (in memoriam), Marina dos Santos Franco e Pablo Henrique da Costa Silva foi escolhido o melhor do IJ Publicidade e Propaganda no ano passado e integrou a coletânea.

Presente ao lançamento, Ana Cristina Puygcerver, egressa e tricampeã do Expocom Sudeste, explica a importância do Intercom para sua formação profissional:

“Sou apaixonada pelo Intercom! Tenho cerca de dois anos de formada e tive mais uma oportunidade de estar novamente no Intercom Nacional, graças à publicação de nosso texto no livro do Congresso de 2022. Mais uma vez estar no Intercom foi uma experiência fantástica. Os congressos estouram nossas bolhas, conhecemos pessoas e pensamentos diferentes, várias culturas e, o melhor, visões e vivências diferentes da nossa mesma área, o que contribuiu com minha formação profissional”.

Excelência em pesquisa

De 2018 a 2023, alunos e egressos do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena já publicaram quase 80 trabalhos nos congressos da Intercom, além de publicações e premiações em diversos eventos nacionais e internacionais. O número já coloca o curso entre os maiores produtores de conhecimento da graduação em Publicidade no Brasil. Segundo o professor Ricardo Rios, a produção dos alunos é de muita qualidade:

“É inegável, do ponto de vista estatístico, que o UNIPAC Barbacena se tornou um dos principais pólos de produção científica da graduação em Comunicação no Brasil. Hoje, nossos alunos e egressos produzem no Brasil e no mundo com muita qualidade e boa avaliação pelos pares. Deixamos a situação de produtores emergentes para hoje produzirmos e debatermos de igual com outros grandes centros de conhecimento do país. Agradeço à direção do UNIPAC Barbacena e ao nosso coordenador, Felipe Alvim, por acreditarem no poder transformador da ciência na vida dos nossos alunos”.

Para o coordenador do curso, professor Felipe Alvim, os resultados atingidos no Intercom Sudeste e no Intercom Nacional pelos alunos de Publicidade e Propaganda é uma soma de esforços entre várias pessoas:

“Para chegarmos a este resultado, a soma de esforços entre instituição, direção, coordenação, corpo docente e alunos é fundamental. Só tenho a agradecer a todos por incentivarem os alunos a chegar neste lugar de destaque nacional”.

O professor Henrique Kopke, que teve dois trabalhos aprovados no evento, observa o papel da sala de aula como motivadora na produção acadêmica:

“Tenho certeza que todos os professores se empenham muito para que os alunos transformem nossas aulas em frutos que possam ser colhidos. Esse tipo de evento motiva, inclusive, que futuros alunos vejam como uma universidade é interessante, que prepara para o mercado de trabalho, venham fazer o curso e se espelhem em todos os alunos que já conquistaram prêmios nos últimos anos. Só tenho a agradecer ao Unipac e ao Professor Felipe Alvim pelo apoio e por permitir que nossos alunos vivenciem este importante momento para a carreira”.

O professor Alexandre Costa, convidado para mediar uma das mesas do Intercom Júnior, explica que esta nova experiência no evento foi muito enriquecedora:

“Foi uma experiência muito enriquecedora participar como mediador do painel ‘Mercado marcas e mediações tecnológicas publicitárias’ no Intercom Nacional deste ano. Trabalhos de estudantes das mais conceituadas instituições do Brasil provaram o quanto é fundamental o debate em torno de estratégias de marketing, posicionamento de marca e comportamento de mídia no mercado publicitário do Brasil”.


Política de Privacidade | Política de Cookies